Representantes da cadeia produtiva do tabaco querem integrar comitiva na COP 7

Janine Niedermeyer
junho14/ 2016

Uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, debateu na tarde desta terça-feira, 14, a representação brasileira na 7ª Conferência das Partes (COP7) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorre na Índia, no início do mês de novembro.

Promovida pela Comissão de Agricultura, a audiência contou com a participação de grande parte dos deputados gaúchos, além de representantes do setor produtivo e ministérios federais. A pressão das entidades em defesa da produção de tabaco é que representantes do setor integrem a comitiva oficial de representação brasileira na Índia.

Sob o tema “Debate sobre a posição do Brasil na COP7 e a situação atual na cadeia produtiva do tabaco”, a audiência foi requerida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB). O prefeito de Venâncio Aires e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Airton Artus, participou dos debates na mesa principal e defendeu a importância econômica do setor para as famílias rurais e os municípios.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e líder em exportações desde 1993. Em 2015, o produto representou 1,14% do total das exportações brasileiras, exportando para 97 países, com US$ 2,2 bilhões embarcados.

O volume total produzido chegou a 692 mil toneladas, sendo que 51% foram produzidos no Rio Grande do Sul, 29% em Santa Catarina e 20% no Paraná, envolvendo 615 mil pessoas no campo e gerando 40 mil empregos diretos nas empresas do setor instaladas na região Sul do País.

Nesta quarta-feira, 15, das 9h às 13h, uma avaliação da audiência ocorre durante reunião ordinária da Câmara Setorial do Tabaco. O grupo deve ratificar a proposta de participação oficial na COP 7 também ao novo Ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Uma reunião com o ministro está agendada para o próximo dia 22 de junho, também em Brasília. (AI PMVA)

Foto: Divulgação

Janine Niedermeyer