Rei de Copas, Grêmio tenta a voltar a brilhar no cenário nacional

Janine Niedermeyer
novembro23/ 2016

O posto de maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos ao lado do Cruzeiro, não garantem ao Grêmio o título. No entanto, a chegada na final do maior torneio mata-mata, pode voltar a fortalecer o time gaúcho no cenário nacional e deixar a equipe isolada com cinco taças.

Mais do que a conquista, para o elenco treinado por Renato Portaluppi será a quebra de um jejum ao clube e torcedores. Sem incluir a Série B de 2005, o Tricolor não ergue uma taça em nível nacional desde 2001, quando venceu a própria Copa do Brasil, sem contar o Campeonato Gaúcho que venceu pela última vez em 2010.

A seu favor nesta final, alguns números são positivos para esse primeiro jogo da decisão em Minas Gerais. Em quatro jogos na temporada em solo mineiro, o Grêmio tem duas vitórias, um empate e uma derrota. Uma das vitórias foi no Mineirão, 2×0 sobre o Cruzeiro no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, que garantiu o time na decisão.

PREPARAÇÃO
Em campo, o time treinado por Renato viajou na tarde de terça-feira, 22, para Belo Horizonte. Apesar de trabalhos fechados promovidos pelo técnico, o provável Grêmio para encarar o Galo terá: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Pedro Rocha
e Douglas; Luan.

No total, foram 26 relacionados para a partida. Ficaram de fora Negueba e Wallace Reis. Já no lado oposto, treinado por Marcelo Oliveira, a busca é pelo 2º título da Copa do Brasil, após a conquista de 2014.

Na formação do time, o atacante Luan é desfalque certo, com um edema na panturrilha direita, enquanto o lateral Fábio Santos ainda é dúvida. Assim como Fábio, o zagueiro equatoriano Erazo tem passagem pelo Tricolor, sentiu dores no joelho direito, mas deve atuar.

A possível escalação do Atlético-MG traz: Victor; Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso e Maicosuel; Clayton (Cazares), Robinho e Lucas Pratto.

Quem o Grêmio eliminou para chegar até a final:
Oitavas – Atlético-PR
Quartas – Palmeiras-SP
Semifi nais – Cruzeiro-MG

Quem o Atlético-MG eliminou para chegar até a final:
Oitavas – Ponte Preta-SP
Quartas – Juventude-RS
Semifi nais – Internacional-RS

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA

Janine Niedermeyer