Registro do ponto dos servidores municipais será ampliado

Guilherme Siebeneichler
julho10/ 2017

A Administração Municipal desde janeiro tem cobrado o registro do ponto para os servidores municipais. Apesar de alguns setores já efetuarem, o Executivo trabalha para ampliar em todas as repartições públicas, incluindo postos de saúde e escolas da rede. Atualmente nos locais que não possuem relógios digitais para o ponto, o registro é feito de forma manual. Entretanto, a partir do próximo ano serão adquiridos novos equipamentos para implantação em todos os setores.

O trabalho é coordenado pela secretaria municipal de Administração. Conforme a chefe da pasta, Loreti Scheibler, o registro oficial da carga horária é um caminho sem volta, também porque órgãos de fiscalização exigem esse controle do poder público. “Estamos cobrando o registro e ele tem sido respeitado. Os prédios administrativos já contam com equipamento para o ponto digital.”

Ainda no início do ano o novo governo confirmou que iria cobrar o controle da carga horária em todos os segmentos, inclusive nos postos de saúde. Aliado a isso e também como forma de incluir os mais diversos tipos de servidores, prefeito e vice passaram a marcar o horário de entrada e saída no turno de trabalho.

ESCOLAS
Loreti destaca que para o próximo ano haverá reserva de recursos para aquisição de equipamentos que serão implantados na rede pública de ensino. Atualmente esse controle é feito por meio de folha simples, controlada por diretores. Em outras secretarias também ocorrem este tipo de registro, sendo o secretário ou chefe de setor o responsável por recolher os arquivos no fim do mês. Na secretaria de Obras os servidores estão registrando ponto, após conserto do equipamento que estava estragado desde o ano passado. “Estamos aqui para servir a população, por isso é fundamental este controle,” argumenta a secretária.

DESCONTO
No caso de faltas não justificadas no poder público os servidores estão tendo o valor descontado do salário. O controle de horário também é realidade na Câmara de Vereadores, desde 2013.

Nesta semana o Legislativo Municipal também autorizou o repasse de um relógio ponto digital, de propriedade do Parlamento, para o Executivo. O patrimônio será integrado aos setores prioritários para o controle do horário de serviço na Administração pública.

FOTO: Agência Brasil

Guilherme Siebeneichler