Regional de saúde alerta para elevação de casos de Covid-19 em crianças

Olá Jornal
fevereiro02/ 2022

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) tem estimulado os municípios a ampliarem as ações de vacinação contra a Covid-19 em crianças. A medida busca garantir imunização de 05 a 11 anos, frente às preocupações com as variantes do vírus, que tem contaminado também o público infantil. Ao longo de 2021 a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou 61 mil casos do novo Coronavírus em crianças.

Na faixa de zero a 14 anos, em janeiro, segundo a CRS, foram contabilizadas 23 mil crianças positivadas para a Covid-19. “Frente a essa elevação de casos é preciso ampliar também a vacinação das crianças, que possuem atualmente vacinas aprovadas. Se sabe que são as novas variantes que acabam afetando novas faixas de públicos,” explica a coordenadora adjunta da 13ª CRS, Aline Lima.

Sobre a recomendação da imunização, Aline destaca que pais e responsáveis devem buscar respostas para as dúvidas. “A vacinação é uma forma de proteção, busca impedir as mortes e casos graves, isso em qualquer vacinação. Existem preocupações dos pais, o que é natural, por isso é fundamental consultar o pediatra da criança e buscar respostas. A variante Ômicron é muito transmissível e tem atingido as crianças de forma mais ampla,” argumenta.

REMESSA
A região de cobertura da 13ª CRS recebeu nesta terça-feira, 1º, um novo lote de vacinas pediátricas. No total são 5,2 mil novas doses, sendo 2.570 da Pfizer e outras 2.710 da Coronavac.

VENÂNCIO
A vacinação de crianças segue ocorrendo em Venâncio Aires. Nesta quinta-feira, 03, a imunização ocorre a partir dos seis anos. E na sexta, é para cinco anos ou mais. A aplicação é realizada no Posto de Saúde Central das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h. As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis, com a carteira de vacinação e se possível algum documento de identificação.

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Olá Jornal