Região receberá 4,4 mil doses da vacina contra a Covid-19

Olá Jornal
janeiro18/ 2021

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, confirmou na tarde desta segunda-feira, que a região irá receber 4,4 mil doses da vacina contra a Covid-19, encaminhada pelo Ministério da Saúde. Este volume será dividido entre os 13 municípios que integram a coordenadoria. A divisão por cidade ocorrerá até esta terça-feira, 19, com a chega dos lotes para distribuição. A prioridade neste momento é de vacinar os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

“Só serão vacinados os profissionais que atuam diretamente com o enfrentamento da Covid-19, trabalhadores de UTIs, de raio-x, setores de isolamentos. Neste momento setores administrativos e demais segmentos não receberão. Na região não temos indígenas para receber a imunização,” destaca a coordenadora da 13ª CRS, Mariluce Reis.

Segundo as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde, serão vacinados primeiramente os profissionais da saúde, que estão na linha de frente da Covid-19, posteriormente, idosos, que estão em casas asilares, e, depois, pessoas com mais de 75 anos.

VACINAÇÃO

Após o envio do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, o governo do Estado iniciará, ainda nesta segunda-feira, 18, a campanha de imunização no Rio Grande do Sul. Um ato simbólico será realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), às 21h30min, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do governo do Estado.

O estado receberá 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceira com o laboratório Sinovac, e inicia imediatamente a distribuição para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Dessa forma, na terça, 19, os municípios já poderão começar a vacinação.

A campanha no RS seguirá as diretrizes do Plano Nacional e Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, serão os profissionais da saúde da linha de frente contra Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Em Venâncio Aires a previsão do poder público local é de realizar a primeira vacina em profissional do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) nesta terça-feira, 19. A estimativa inicial é do município receber 400 doses da vacina nesta primeira etapa.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Olá Jornal