Região prioriza a agricultura na Consulta Popular

Janine Niedermeyer
junho28/ 2016

A região do Vale do Rio Pardo terá um grande desafio no processo de votação da Consulta Popular deste ano. Além do recurso, no valor de R$ 1.862.126,71, ser 20% menor em relação ao ano passado, os dois critérios de participação dos municípios no acesso ao recurso são excludentes.

Para assegurar participação no recurso da Consulta Popular desse ano, o município precisa fazer um percentual mínimo de participação de eleitores no processo para depois, alcançar um percentual em relação aos quatro programas mais votados, que serão os eleitos.

Das dez prioridades consensualizadas pela região na Assembleia Regional Ampliada, realizada no dia 17 de junho, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, nove são voltadas para o desenvolvimento da agricultura e uma para o turismo na cédula (conforme imagem acima).

Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a valorização da principal base econômica do Vale do Rio Pardo também passa pela Consulta Popular, e, embora o aporte de recursos seja pequeno, com projetos prioritariamente de âmbito regional, poderemos fazer um bom trabalho para impulsionar a cadeia produtiva da região, em especial a de alimentos.

Venâncio Aires

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) se reune nesta quinta-feira, 30, a partir das 17h para discutir o planejamento da Consultar Popular 2016/2017. O objetivo é de traçar o formato de trabalho das equipes volantes para os dias 5, 6 e 7 de julho, período da votação.

Neste ano não haverá cédulas de papel para votação. O processo ocorre de forma digital (tablet e notebook) e no site. Os Comudes ficarão responsáveis por divulgar, no âmbito municipal, os computadores conectados a internet em locais públicos para coleta de votos.

Outro mecanismo envolverá o SMS/TORPEDO nos dias 5, 6 e 7 de julho. Voto através de aparelho de celular mandando mensagem para o número 28908 com os seguintes dados:

– a palavra chave: rsvoto (pode ser MAIÚSCULO ou minúsculo)

– o número do título de eleitor

– o nº do programa escolhido

– e entre uma informação e outra, usar o separador #

Exemplo:

palavra chave#número do título#opção de voto

rsvoto#99999999#5

 

Janine Niedermeyer