Região não registra casos de fura-filas na vacinação, por enquanto

Olá Jornal
janeiro28/ 2021

Com o recebimento de 1.140 doses das vacinas contra o novo Coronavírus (Covid-19), Venâncio Aires trabalha na aplicação da imunização, seguindo as prioridades, nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente na pandemia, e em idosos internados. Com casos de pessoas que furaram a fila dos grupos prioritários em outras regiões do país, as medidas de fiscalização sobre o cumprimento das metas prioritárias também foram ampliadas. Conforme a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), até esta segunda-feira, 25, não foram relatados problemas ou denúncias envolvendo a fila prioritária pela imunização.

“Até o momento na nossa região não registramos denúncias ou problemas, tudo está ocorrendo dentro dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde,” destaca a coordenadora da 13ª CRS, Mariluce Reis.

Atualmente a meta prioritária é vacinar 100% dos profissionais que atuam nos setores de atendimentos e internações que envolvem pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Após a imunização dos trabalhadores que atuam diretamente no combate à doença, a vacinação irá iniciar aos demais profissionais de saúde da rede pública. Em Venâncio Aires, este número, segundo dados do Ministério da Saúde, alcança cerca de 1,5 mil profissionais.

FISCALIZAÇÃO
Mariluce destaca que é feito um controle pela Secretaria Estadual da Saúde, das doses aplicadas, para posterior fiscalização. Além disso, um canal direto com o Governo Estadual foi criado em parceria com o Ministério Público, para receber denúncias de “fura-filas” na campanha de imunização. Para realizar o encaminhamento basta acessar o site: saude.rs.gov.br.

NOVA DOSE
O encaminhamento da segunda dose para os mais de 400 vacinados em Venâncio Aires deve ocorrer a partir do próximo mês. Neste segunda-feira, 25, foram enviadas ao município 440 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz. Os imunizantes se somam às outras 700 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan.

Ainda na segunda, uma nova remessa com 53,4 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, chegou ao estado. Asism, o Rio Grande do Sul já recebeu 511,2 mil doses, parte é estocado para a segunda aplicação. A 13ª CRS já recebeu mais de 6,5 mil.

Olá Jornal