Região espera visita histórica do ministro da Saúde

Guilherme Siebeneichler
setembro04/ 2016

Nesta semana o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) em agenda com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, trabalhou uma visita à região produtora de tabaco. A expectativa era de realizar a agenda na próxima terça-feira, 06, porém, dificilmente será confirmada. De qualquer forma, representantes do setor mantêm o engajamento para que de fato seja realizada um visita oficial, classificada como histórica.

Um dos vilões da saúde é o consumo de cigarro, e não é novidade para ninguém. Porém, cercado de polêmicas, a produção de tabaco possui muitos tabus entre os representantes do ministério. Entre elas, a utilização de altas quantidades de agrotóxicos ou a falta de proteção para o manejo das plantas. Para explicar e reduzir as polêmicas no entorno desta cadeia produtiva, a vinda de Barros para a região, a exemplo do que foi a passagem do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, poderá diminuir a pressão sob os fumicultores.

“Não há confirmação de uma agenda do ministro, mas estamos mobilizados para que se confirme e conheça todos os processos da produção. Não há dúvidas de que se isso ocorrer será histórico,” avalia o consultor da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e secretário da Afubra, Romeu Schneider.

TROCA

Apesar de acreditar na queda do atual ministro da Saúde, Schneider afirma que se antes de ocorrer a troca ministerial ele passar na região, uma nova vitória será dada ao setor.

“Nunca um representante da saúde quis ouvir nós. É uma relação bastante difícil, mas sabe-se que a maioria das informações que eles têm sobre a produção não são reais. Seria uma forma do ministro ver com os próprios olhos o que se faz nessa cadeia produtiva,” argumenta.

ITGA

A Associação Internacional do Produtores de Tabaco (ITGA em inglês) se reunirá ainda em setembro em Nova Delhi na Índia. Além de Schneider, o presidente da Afubra – entidade membro da ITGA – Benício Werner, integrará o encontro.

Entre os dias 20 e 21 de setembro o grupo internacional estará reunido para discutir a próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco que ocorre no país. Além disso, a situação do mercado de tabaco também estará na pauta de debates, com avaliação do comércio global.

Guilherme Siebeneichler