Região deve contar com pancadas de chuva ao longo desta quinta, mas virada será de tempo aberto

Guilherme Siebeneichler
dezembro30/ 2020

Nesta quinta-feira, 31, véspera de Ano-Novo, o dia deve começar com tempo instável no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, para todas as regiões gaúchas, há previsão de pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Esse cenário, segundo a Somar, está relacionado à chegada de uma nova frente fria ao Estado, que se associa ao ar quente e úmido que sopra da região amazônica.  

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o território gaúcho, chamando atenção também para o risco de chuva volumosa (com acumulados de até 50 mm). 

Conforme a Somar, porém, a partir do começo da noite, a instabilidade perde força o tempo volta a ficar firme em quase todas as áreas, proporcionando uma virada de ano sem chuva na grande maioria dos municípios. 

Na sexta-feira (1º), primeiro dia de 2021, uma massa de ar seco que passa a atuar sobre o Estado inibe a formação de nuvens carregadas, deixando o tempo firme e o céu aberto em todas as regiões gaúchas, sem possibilidade de chuva. 

Guilherme Siebeneichler