Região define prioridades de desenvolvimento para os próximos cinco anos

Guilherme Siebeneichler
dezembro07/ 2016

As áreas de infraestrutura, sociocultural, ambiental e econômica serão o foco de atuação do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede). O Plano Estratégico de Desenvolvimento está em fase de atualização e prevê ações prioritárias para os próximos cinco anos. O objetivo é de listar projetos e programas que colaborem para o crescimento da região.

O seminário para atualização do plano ocorreu nesta terça-feira, 6, na Unisc, reunindo representantes de conselhos municipais de desenvolvimento, prefeituras e entidades da sociedade civil. Na oportunidade, foram definidas as dez prioridades para o Vale do Rio Pardo, que serão levadas para o próximo encontro, que unificará projetos com o Corede do Vale do Taquari. Pela primeira vez, as regiões irão atuar de forma conjunta no planejamento, a partir de modificações propostas pelo governo estadual. Serão 10 projetos prioritários de forma conjunta entre os dois polos regionais.

PRIORIDADES
A duplicação da RSC-287 segue sendo a principal demanda para o desenvolvimento regional, na área de infraestrutura. Aliado a isso, as ligações asfálticas também estão listadas como prioridade. No setor sociocultural, o fortalecimento das políticas públicas para pessoas com deficiência e a ampliação dos programas de educação no campo.

Na área econômica, os projetos prioritários são: o fortalecimento da produção e industrialização dos produtos da agricultura familiar, melhoramento da Ceasa regional, turismo rural e o desenvolvimento do empreendedorismo. A criação da usina regional de reciclagem de resíduos sólidos, programa de preservação de nascentes e mananciais e a recuperação do solos, foram definidos como projetos de desenvolvimento do setor ambiental.

PASSOS
No dia 13 de dezembro será realizada reunião com equipes técnicas para a definição de estratégias mútuas entre a região funcional 2 (formada pelos Vales do Taquari e Rio Pardo). O prazo para todo o processo de atualização dos planos de desenvolvimento estratégicos é março de 2017.

Guilherme Siebeneichler