Reforma Previdenciária é pauta em reunião do Clube de Mães de Vila Arlindo

Guilherme Siebeneichler
janeiro09/ 2017
Na última sexta-feira, 06, foi realizada a primeira reunião do ano do Clube de Mães Pedro Breno Bohn, de Vila Arlindo, oportunidade em que as participantes organizaram um passeio, confraternizaram e participaram de uma palestra ministrada pela Secretária do STR de Venâncio Aires, a também vereadora, Sandra Wagner (PSB). O tema abordado foi a reforma previdenciária, dando ênfase à PEC 287/2016, que tramita no Congresso Nacional e tem previsão de ser analisada a partir do mês de fevereiro.
Conforme Wagner, o objetivo do encontro foi de levar informação e de fomentar um espírito de mobilização nas  mulheres presentes. “A PEC 287/2016, se aprovada, conforme proposto pelo governo, estará tirando direitos de toda a classe trabalhadora, incluindo os trabalhadores rurais. Por isso a importância de falarmos sobre o assunto em qualquer ocasião”, aponta a sindicalista.
Além disso, foram abordadas formas de arrecadação do regime da previdência. Conforme a dirigente sindical, os benefícios previdenciários rurais cumprem uma função social, contribuindo para a distribuição de renda e no combate à pobreza no campo, além de ajudar a fomentar a economia e o comércio dos municípios.
A preocupação maior imposta na PEC 287/2016 é quanto a proposta de aumento da idade, passando dos atuais 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, para 65 ambos os sexos. “Isso com certeza será um retrocesso no campo, pois não teremos mais jovens interessados em permanecerem no meio rural e com o agravante de muitos homens e mulheres, que hoje lá estão, não conseguirem se aposentar”, enfatiza.
A secretária ainda alerta para riscos com mudanças bruscas, como a escassez de mantimentos, uma vez que a agricultura familiar é a grande responsável pela produção de alimentos do país. “Se aprovada a PEC, a sociedade como um todo vai ajudar a pagar a conta, pois com certeza estaremos pagando muito mais caro pelo feijão, arroz, carne, pão, verduras e frutas que consumimos”, relatou.
Na ocasião, a proposta apresentada para as integrantes do Clube de Mães foi de conscientização e mobilização, juntamente com suas famílias e, caso seja necessário, que se disponham a ir em busca de mobilizações pelos direitos trabalhistas. Sandra reforça que está à disposição de mais Clubes ou Associações para informar e dialogar com as comunidades e população em geral. A Secretaria do STRVA pode ser contatada pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone 3741-1946.
Foto: AI Sandra Wagner
Guilherme Siebeneichler