Reforma da praça Evangélica será concluída na segunda quinzena de dezembro

Guilherme Siebeneichler
dezembro01/ 2016

Alvo de polêmicas ao longo do ano, as obras na praça Henrique Bender (Evangélica), entram na reta final. A demora na revitalização do espaço foi motivado por atrasos nos repasses financeiros, não cumprimento do contrato e falta de pessoal para a realização da reforma.

Agora a expectativa do Município é de concluir até a segunda quinzena de dezembro. O contrato com a empresa C.P. da Silva, teve prolongamento do prazo para término em 15 dias.
A obra iniciada ainda no mês de janeiro tinha previsão de conclusão em quatro meses, ou seja, ainda no mês de abril. Com os atrasos e paralisações, o projeto foi modificado a partir das necessidades de paisagismo e adequações no passeio público proposto. Atualmente, segundo a Central de Projetos da Prefeitura de Venâncio Aires, os repasses financeiros estão em dia.

Segundo a coordenadora do setor e secretária de Obras e Serviços Públicos, Deizimara Souza, na última semana uma reunião com a empresa responsável pela reforma definiu o novo prazo para entrega da revitalização. “O contrato sofreu um ajuste no prazo, após análise dos técnicos da prefeitura. Esperamos que este seja o último ajuste necessário. A promessa da empresa é de entregar a obra em até 15 dias,” argumenta.

PRAÇA MATRIZ
Outros R$ 300 mil serão investidos na praça Thomaz Pareira (Matriz), na revitalização do espaço. Entretanto, não há prazo para início da reforma. A prefeitura estuda modificar o projeto para contemplar melhorias no calçamento e reforma de outros pontos. A análise está sendo feita pela Caixa Econômica Federal. A proposta busca adequar o projeto já licitado e sob responsabilidade da C.P da Silva, de Santa Cruz do Sul. Porém, se houver modificações fora da base contratual uma nova licitação poderá ser aberta.

O projeto do Município também é de garantir reparos no calçadão, que desde a sua construção, ainda na década de 1990, não sofreu investimentos. O projeto prevê também novos espaços para descanso, com bancos, playground e manutenção das árvores.

As obras de revitalização estão incluídas em pacote de investimentos realizados por meio de emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT) no valor de R$ 500 mil, contemplando ainda a finalização do projeto de sinalização turística do município.

Guilherme Siebeneichler