Reforma administrativa sai do papel este ano na Prefeitura

Olá Jornal
fevereiro22/ 2018

Desde o fim do ano passado um grupo de servidores da Prefeitura de Venâncio Aires trabalha no projeto de melhoria da máquina pública. A reforma administrativa sairá do papel ainda em 2018. Pelo menos, esta é a previsão da secretária de Administração, Loreti Scheibler, que junto com setores do Controle Interno, Procuradoria, Fazenda e Recursos Humanos, realiza avaliação de cargos públicos, equiparação salarial, cortes de funções e a inclusão de novos cargos.
“Nossa estrutura administrativa possui mais de 30 anos, há funções na Prefeitura que nem existem mais e outras que não estão listadas, inclusive de assessor de imprensa, por exemplo. É um trabalho bastante criterioso que deve melhorar a gestão pública,” destaca Loreti.
Atualmente, para evitar desvio de funções, o Governo Municipal encaminha ao Legislativo a criação de cargos, que até então não estão previstos na máquina pública. Entretanto, as medidas são pontuais e para cada tipo de contratação. Com o estudo da reforma, a proposta é de analisar todas as 12 secretarias e necessidades, além das remunerações. “Há casos de servidores, por exemplo, que recebem salários baixos e outros nos mesmos níveis que possuem remunerações muito maiores. O objetivo também é de equilibrar esta situação e garantir uma equiparação salarial dentro do Executivo Municipal, a partir de novas contratações” argumenta.

EFICIÊNCIA
Um dos objetivos das mudanças é garantir melhor eficiência à máquina pública venâncio-airense. O conjunto administrativo da Prefeitura de Venâncio Aires foi criado ainda na década de 1980. O trabalho é prioridade na Administração Municipal. As alterações visam melhorar a disposição de quadros funcionais, em especial nas secretarias ligadas ao Planejamento, Fazenda, Administração e Saúde.

DEBATE
A chefe da pasta garante que antes da conclusão dos trabalhos da reforma, o resultado das modificações propostas serão discutidos com o Sindicato dos Servidores Públicos, para que sejam aplicadas mudanças e novas sugestões. A expectativa é de até agosto ter os trabalhos concluídos, para posterior envio ao Parlamento Municipal.

Olá Jornal