Redescubra Venâncio promoverá passeios periódicos por áreas rurais

Janine Niedermeyer
maio11/ 2017

A oportunidade de valorizar e contemplar as belezas naturais e históricas de Venâncio Aires ganhará um “empurrãozinho” a partir do dia 27 de maio. Nesta data, um passeio pelo interior do município vai marcar o lançamento do projeto “Redescubra Venâncio”, dentro das celebrações de aniversário de 126 anos da cidade.

Pensado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a iniciativa quer promover rotas turísticas periódicas por áreas rurais da Capital do Chimarrão. O tour agendado para dia 27 quer reunir representantes do Executivo e convidados como forma de experimento.

Conforme a coordenadora do Departamento de Turismo da pasta, Angélica Diefenthäler o roteiro sairá do centro, defronte à Igreja Matriz às 8h e vai seguir ao longo de toda manhã, culminando com um almoço com a tradicional galinhada em Vila Deodoro, onde está um dos atrativos também envolve a inauguração de um mirante, na propriedade de Clóvis Eggers.

PONTOS FIXOS

Neste passeio e nos próximos, inicialmente o viés será mais cultural e histórico, assim como de contemplação da natureza e conhecimento dos costumes e jeitos de viver no campo. Angélica explica que a ideia é não divulgar no momento a rota em sua integralidade, para que possam ser promovidos momentos de descobertas aos visitantes.
O trajeto vai ter como condutor e guia, Luciano André Schirmann, morador da Linha Brasil e ligado ao Instituto de Fomento Rural Elo Perdido, que apresentou o projeto “Mirantes do Mate”.

Nesta ideia está englobada a proposta de se desenvolverem novos mirantes ou belvederes por outras localidades de Venâncio, nas regiões mais serranas, como Centro Linha Brasil, por exemplo. A Secretaria também busca parceiros para a continuidade da construção de mirantes.

Atualmente o Departamento de Turismo negocia com agências locais, para que possam gerir a venda desses pacotes de passeio, promovendo mais o turismo receptivo. Segundo a coordenadora, hoje das seis agência do município, o foco maior é levar os moradores daqui para outros lugares.

“Muitos dos que vão viajar é por indicações e se a gente não conhece nosso município, acaba por não indicar. Além disso queremos resgatar a autoestima da população, de orgulho por sua terra, assim como a importância do viés econômico”, enfatiza Angélica.

QUALIFICANDO

A ideia ainda é de que em cada passeio, ao seu término, durante os momentos de almoço, os grupos possam avaliar os passeios os tornando cada vez mais qualificados. Dentro disso a Secretaria de Turismo pretende para 2018 ter recursos municipais para fornecer, como incentivo, por exemplo, na qualificação de espaços de hospedagem e recuperação de locais de visitação, por meio da apresentação de projetos específicos.

Outra ferramento de apoio é a efetivação da retomada do Conselho Municipal de Turismo. Segundo Angélica Diefenthäler, apesar da formação do grupo estar em tramitação junto ao setor jurídico da Prefeitura, a ideia é chamar um encontro para junho, para que haja evolução e retomada de contatos entre os grupos ligados ao turismo.

Foto: William Oliveira/ Guia Venâncio

Janine Niedermeyer