Rede pública de saúde em Venâncio já realizou 20 mil atendimentos a mais do que anos anteriores

Olá Jornal
abril11/ 2022

Demandas reprimidas na pandemia e também a ampliação na oferta de serviços e atendimentos, justificam o aumento em 45% nos atendimentos de saúde da rede pública, em Venâncio Aires. O percentual é referente à comparação no número de atendimentos, no período de 1º de janeiro a 8 de abril, deste ano com relação a 2021. A avaliação vem do secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, apresentando dados das unidades básicas de saúde, estratégias de saúde da família e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. Conforme relatórios, em 2021 foram 43.541 atendimentos, enquanto que neste ano, no mesmo período de 63.545.

O prefeito Jarbas da Rosa destaca que o aumento no número de atendimentos é resultado da ampliação dos serviços de saúde à comunidade. “No ano passado fizemos a lição de casa, um diagnóstico na nossa rede de saúde e começamos a contratar profissionais. Até agora, foram oito processos para contratar profissionais da saúde, 190 horas a mais de atendimento médico. Reformamos postos que estavam interditados e ampliamos outros. Aumentamos os valores dos repasses para o hospital e UPA. Temos consciência de que há muito a se fazer, nosso sistema de saúde estava descontruído, mas a gente está trabalhando, prova disso que a instalação do Centro de Especialidades Médicas aqui na região central, com estruturas mais amplas para atender a comunidade. Essa mudança resultou também na disponibilidade de um posto de saúde, com clínico geral para os moradores dos bairros Cruzeiro e Brígida, onde vinha funcionando o PAM”, avalia o prefeito.

Outra alteração que visa atender de forma mais eficiente e ágil nas unidades de saúde e diminuir a necessidade das pessoas em buscar o atendimento na UPA, é com relação ao encaminhamento dos atendimentos. Desde essa segunda-feira, 11, metade das consultas de cada unidade será disponibilizada por agendamento e outra metade de acordo com a necessidade do dia. Com isso, a intenção é manter um número de atendimento para os casos de quem precisar com uma certa urgência o atendimento do profissional médico, evitando que o paciente precise ir até a UPA ou ao hospital São Sebastião Mártir.

Relatórios de atendimento na rede básica de saúde
(nos períodos de 1º de janeiro a 8 de abril)
2018 – 42.217 atendimentos
2019 – 45.656 atendimentos
2020 – 43.541 atendimentos
2021 – 63.545 atendimentos

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal