Rede estadual terá quarto ano para o Ensino Médio em 2022

Olá Jornal
julho24/ 2021

O Estado oferecerá um quarto ano para o Ensino Médio Estadual, no ano que vem para os alunos da rede pública. As aulas devem ser iniciadas em janeiro e serão opcionais — ou seja, mesmo quem não cursar receberá normalmente o certificado de conclusão escolar e poderá realizar uma graduação ou ir para o mercado de trabalho. As informações foram detalhadas durante entrevista à rádio Gaúcha nesta sexta-feira, 23, pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. 

O currículo do quarto ano ainda está sendo elaborado, mas será diferente do oferecido nos outros anos letivos. Segundo a secretária, haverá um foco especial em algumas disciplinas, como Inglês, Português e Matemática, e outras adicionais, como Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo de Trabalho, que visam preparar o estudante para buscar uma carreira.

Os três anos do Ensino Médio tiveram participação mais baixa na prova do que todos os anos do Ensino Fundamental. O segundo ano do Ensino Médio teve o menor comparecimento: 54,1% dos estudantes dessa série responderam as questões de Língua Portuguesa e 49,9% preencheram as de Matemática.

A ideia é que o quarto ano supra lacunas de aprendizagem que, conforme a secretária, provavelmente serão deixadas durante o ano letivo de 2021, assim como ocorreu em 2020.

Para o segundo semestre de 2021, também haverá aumento da carga horária, voltando para as quatro horas por turno. Hoje, as escolas, mesmo no formato híbrido, oferecem de duas a três horas por dia.

Com informações GauchaZH

Olá Jornal