Recurso para o Mais Alimentos acabou, afirma Fetag

Olá Jornal
janeiro27/ 2020

O governo federal suspendeu a contratação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos por falta de recursos. Informações recebidas na manhã desta segunda-feira 27, confirmam a suspeita da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) quando do lançamento do Plano Safra 2019/2020, quando a instituição alertava sobre a redução de recursos.

A Superintendência do Branco do Brasil afirmou que a linha de crédito está suspensa e que estão analisando dados para verificar as possíveis soluções. Contudo, a Fetag-RS encaminhou ao Ministério da Agricultura ofício solicitando com urgência a suplementação de recursos para contratação.

“É inaceitável que no mês de janeiro já estejam faltando recursos para investimento, especialmente no momento em que o agricultor mais precisa, depois desta severa estiagem”, afirma o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. De acordo com o presidente, já no ano passado houve falta de recursos porém mais tarde, no mês de março.

A Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) também está buscando em Brasília agendas para dialogar com a pasta responsável. Em 2019, o programa movimentou somente no RS cerca de R$ 500 milhões entre os meses de janeiro e junho.

O programa

Lançado em 1995, o Pronaf Mais Alimentos é um programa de crédito rural com objetivo de aumentar a produção e a produtividade na agricultura familiar. Com ele, o produtor rural tem acesso a recursos para investir na produção, aumentar a produtividade e reduzir os custos, sendo possível financiar investimentos como em implantação, ampliação ou modernização da estrutura das atividades de produção e de armazenagem na propriedade rural, aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos e implementos, aquisição de matrizes, formação e recuperação de pastagens, proteção e correção do solo, aquisição de bens como tratores e embarcações.

Olá Jornal