Receitas agrícolas de 2020 em Venâncio superam expectativas após estiagem e pandemia

Olá Jornal
março08/ 2021

Ainda em agosto do ano passado as projeções técnicas apontavam para queda de 30% nas receitas agrícolas de Venâncio Aires ao longo de 2020. O resultado projetado envolvia as perdas em função da estiagem. Porém, o aquecimento do mercado para as principais culturas, e elevação da produção, garantiram a recuperação das receitas agrícolas. Com isso, a queda, comparada a 2019, alcançou apenas 4%. O Valor Bruto de Produção Agrícola de Venâncio Aires em 2020 fechou em R$ 262 milhões, frente aos R$ 272,8 milhões contabilizados no ano anterior.

Conforme o chefe do escritório local da Emater/Ascar, o engenheiro agrônomo Vicente Fin, a recuperação foi possível de forma mais intensa no fim do ano, com a comercialização da proteína animal. “O aumento importante nas vendas e com a elevação de preços na carne de frango, suínos e bovinos, ampliou as receitas, diminuindo as perdas projetadas no início do ano, após a estiagem,” explica.

EXPORTAÇÃO
As expectativas para 2021 sobre as receitas agrícolas ainda estão em análise, porém o aquecimento nas exportações deve refletir nas receitas do agronegócio local. “A elevação nos preços do arroz, soja, milho e carnes, deve ampliar os ganhos também no setor primário. Estas culturas estão ligadas, assim como o tabaco, ao mercado internacional, que atualmente está aquecido,” destaca.

RESULTADOS
O Valor Bruto da Produção (VBP) mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento. Calculado com base na produção da safra agrícola e da pecuária e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil. O valor real da produção, descontada a inflação, é obtido pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas.

FOTO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal