Realização de feira de confecções gera discussão entre vereadores e posicionamento da Caciva

Guilherme Siebeneichler
abril18/ 2017

A sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira, 17, foi marcada por debates acalorados. O tema das discussões não estava ligado a nenhum projeto de lei ou proposta governamental. Porém, envolve a defesa dos empreendimentos comerciais de Venâncio Aires. Na última semana o Município emitiu alvará para a realização de rodeio, entretanto no evento estava programada a participação de uma feira itinerante de confecções. Em acordo entre poder público e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), há pelo menos dez anos esse tipo de evento não é realizado no município, com o objetivo de incentivar as empresas locais.

Com a confirmação de realização da feira, a Secretaria da Fazenda retirou o alvará, não permitindo a participação do espaço de vendas, somente do rodeio na localidade de Grão-Pará. O assunto chegou ao Legislativo Municipal pelos vereadores Clécio Espíndola (PTB) e Eduardo Kappel (PP), que questionaram o envolvimento do advogado e parlamentar Tiago Quintana (PDT) no assessoramento jurídico da feira. A coordenação do evento entrou com um pedido de liminar na Justiça local para conseguir garantir a realização do comércio itinerante em Venâncio, entretanto o pedido foi negado pelo Judiciário.

Na reunião parlamentar, Quintana afirmou não ter ligação com a tal feira e afirmou que frequentou o espaço de realização do evento para visitar o rodeio. Entretanto as explicações não convenceram Kappel, que manteve os questionamentos da atuação do parlamentar. “Acho que o vereador errou em defender essa gente. Aqui em Venâncio Aires essas feiras serão barradas,” indagou.

“Talvez lhe contaram uma história para envolver meu nome. Sobre feiras, em oito anos de governo nunca permitimos alguma feira do tipo, não faria isso agora,” argumentou Quintana.

Conforme o poder público municipal houve autorização para a realização de um rodeio no fim de semana passado, entretanto, o documento não contemplava a realização de feira de varejo, por isso o pedido foi indeferido. A presidente da Caciva, Fabiana Bergamaschi, durante a reunião-almoço da entidade, nesta terça-feira, 18, defendeu a posição do Município em não permitir a realização das feiras itinerantes. “Estamos defendendo os interesses dos empresários do nosso município. Obrigado pelo esforço realizado ao longo do feriadão entre secretários e a direção da Caciva.”

O Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza edições da Feira Comercial. Participam comerciantes locais e agroindústrias de Venâncio Aires. A atual gestão afirma que pretende continuar a realizar o evento, porém, não há previsão orçamentária para este ano. Ações de fomento aos empresários locais devem ser realizadas no período de Natal, em 2017.

Guilherme Siebeneichler