Quinta-feira de inauguração da Unidade Básica de Saúde no Bairro Cruzeiro e edição do “Prefeito na Rua”

Olá Jornal
janeiro25/ 2018

O início desta quinta-feira, 25, foi marcada pela inauguração do novo espaço da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cruzeiro. Até o final de 2017 o prédio, que fica próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), abrigava o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas CAPS – AD.

Com 209,7 m² de área construída, além de um depósito para destino de resíduos sólidos, ao prédio possui salas de espera, sala de reuniões, consultórios médicos e odontológicos, entre outros espaços adequados para curativos, nebulizações e esterilizações. O custo total da obra foi de R$ 240.065mil.

Em média são atendidos 100 pacientes já pré-agendados, pois o espaço é para especialidades, como neurologista, nutricionista, urologista, traumatologista, serviço especializado de Enfermagem nas lesões de pele e curativos especiais, vascular, cardiologista. Após consultar com clínico geral, o paciente é encaminhado à UBS e então agenda sua consulta.

Durante um rápido período de pronunciamentos, o Secretário de Saúde Ramon Schwengber destacou que ainda serão feitas melhorias e alterações no prédio para melhor atender a comunidade. “Esta UBS têm diversas especialidades, é um posto especial que vai atender a comunidade Venâncio-airense. Poucos municípios tem um posto específico de especialidades, Venâncio Aires tem”.

O vice-Prefeito Celso Krämer enfatizou que a saúde de Venâncio Aires está sendo bem cuidada, com atendimento de qualidade, e reforçou o pedido à comunidade “cuidem bem das instalações, pois isso é de todos”. O Prefeito Giovane Wickert explicou os motivos das trocas do CAPS AD e da Unidade de Saúde, e a economia de R$3mil reais à partir das  trocas de prédio. “Queremos trocar ideias com a comunidade, precisamos ir pra rua conversar com o povo, por isso criamos diversos programas de encontro com a comunidade, um exemplo é o “Prefeito na rua”, finaliza Wickert.

Após a inauguração oficial da Unidade Básica de Saúde, os gestores conheceram as dependências do prédio e conversaram com diversos pacientes que aguardavam por atendimento e acompanharam o ato.

Além disso, os gestores realizaram uma edição do “Prefeito na Rua”, Wickert, Krämer e Schwnegber visitaram as dependências da Unidade de Pronto Atendimento.  O Superintendente Administrativo da casa de saúde, Rodrigo da Silva recebeu os gestores e apresentou a UPA, na oportunidade os gestores conversaram com a comunidade e funcionários.

Uma visita ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi realizada. Na oportunidade os gestores conversaram com os colaboradores sobre a rotina, e os últimos atendimentos prestados a comunidade dos Vales.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal