Quatro mulheres terão suas histórias contadas na segunda edição do audiolivro infantil “Elas por elas”

Olá Jornal
dezembro12/ 2018

O trabalho “O protagonismo feminino em histórias reais, narradas para crianças em um audiolivro” desenvolvido pelo 9º Ano da EMEF Alfredo Scherer em 2017, que já foi apresentado em feiras internacionais, está com sua segunda edição confirma.
Desta vez, serão contadas histórias de quatro mulheres venâncio-airenses que possuem histórias inspiradoras. Ao todo, 14 mulheres foram indicadas para fazerem parte da segunda edição do audiolivro.
Para a professora e orientadora do projeto, Fernanda Saldanha, foi uma tarefa difícil selecionar os nomes indicados. “Todas as histórias eram realmente muito inspiradoras”, destaca.
A segunda edição projeto já começou a ser desenvolvida pela professora e as alunas Kellen Hoffmann e Kelli Guterres. No momento, o grupo está buscando saber mais sobre a história de cada mulher selecionada, juntamente com os familiares da mesma.
Assim como no primeiro audiolivro, as 25 escolas de ensino fundamental do município terão acesso ao material desenvolvido. “Infelizmente não conseguiremos fazer a entrega pessoalmente em todas as escolas, mas enviaremos através de correspondência”, lamenta Fernanda.

MULHERES

  • Maria Philomena Miranda (professora, in memorian), indicada por Solange Petter Kauffmann;
  • Rosa Riedel da Silva (agricultora, in memorian), indicada por Cássia Roberta da Silva;
  • Locrécia Francisca da Cruz (doceira, in memorian), indicada por Silvania Inês de Carvalho;
  • Sara da Rosa (professora, co-fundadora da PARESP), indicada por Juliane Weiss Niedermayer.

AUDIOLIVRO
No primeiro audiolivro foram escolhidas cinco mulheres com destaque na sua área de atuação para que elas fossem personagens de um audiolivro infantil. Após com com uma linguagem voltada ao público infantil as histórias foram escritas e gravadas.
As mulheres escolhidas foram: Frida Kahlo (mulher que teve a vida marcada por tragédias), Carolina Maria de Jesus (Catadora de lixo, que foi encontrada por um jornalista e assim conseguiu publicar um livro), Malala (Menina paquistanesa que lutava pelo direito das meninas de irem à escola), Caá-Yari (Índia que disseminou a erva-mate), e Anne Frank (menina judia, que foi morta pelos nazistas).

PERU
Após passar pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e ser credenciado para participar da “Fecitec Girasoles”, em Encarnación no Paraguai, no próximo ano, o grupo já está com a próxima viagem marcada.
Isso porque, durante a feira realizada no Paraguai o projeto foi selecionado para representar o município e o país na CIENTEC, que ocorrerá em Lima, no Peru, no mês de novembro do próximo ano.

REVISTA
O Projeto Elas por Elas o Protagonismo Feminino foi um dos nove selecionados entre os 696 inscritos para ter seu projeto publicado pela revista científica “Liberato Cientifica”.
A professora Fernanda Saldanha, relatou a felicidade em ver o trabalho dos alunos destacado. “É muito orgulho em ver até onde o projeto chegou. Um reconhecimento importante para um tema tão significativo não só para a turma, para escola e também para o nosso município”.
Os exemplares impressos da revista foram entregues pelo Diretor de Pesquisa e Produção Industrial da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, Professor André Luís Viegas na manhã desta segunda-feira,10, na EMEF Alfredo Scherer.
Viegas salientou a criatividade e o empenho de todo o grupo no trabalho premiado. “Fico impressionado com a originalidade do projeto, a transformação do resultado da pesquisa em um objeto, um produto de pesquisa, o audiolivro. Todo o empenho e o envolvimento da turma, da escola sobre uma temática tão importante e necessária atualmente. Saber da continuidade do projeto, de que agora serão retratadas histórias vivenciadas aqui do município de Venâncio Aires, dando visibilidade ao protagonismo feminino da comunidade local, é algo admirável e merece esse reconhecimento”.
A revista é um veículo de comunicação que tem por objetivo divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, bem como de autores fora do circuito institucional.

Olá Jornal