Qualificação gera oportunidade para trabalhadores venâncio-airenses

Guilherme Siebeneichler
fevereiro28/ 2017

A possibilidade de agregar conhecimento e renda foi abraçada por 14 mulheres que formam a turma do curso básico de tortas decoradas e salgadinhos, da Escola Móvel do Senai. Elas assistem diariamente às aulas, das 18h às 22h, na estrutura montada no Parque do Chimarrão. A capacitação foi oportunizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins que contratou e custeou dois cursos de forma gratuita ao trabalhador.
Vitória Glacy Clunk, 63 anos, aproveitou a oportunidade através de seu marido que trabalha em uma empresa fumageira. A enfermeira afirma que quer fazer da gastronomia sua atividade no futuro.

“Com o tempo quero me dedicar a esta profissão e deixar a enfermagem. Esta é uma oportunidade para despertar para o trabalho”, avalia.

Denise Ferreira, 37 anos, trabalha em uma padaria e busca aprimorar o seu desempenho. “Sempre estou buscando pois o conhecimento é nosso e ninguém tira”, afirma. A aluna ainda destaca que o curso está agregando em novas técnicas de fazer o que faz no dia a dia.

FORMAÇÃO
As aulas são ministradas pelo instrutor gastronômico do Senai, Paulo Ricardo da Silva. Na atividade há 20 anos, ele explica que o objetivo da proposta de unidade móvel é oferecer uma iniciação de condições de que mais pessoas possam abrir o próprio negócio. “Temos conseguido formar bons profissionais. Ainda há o desafio do proprietário do negócio que muitas vezes não valoriza o funcionário”, referindo-se a falta de oferta de qualificação por parte das empresas.

O professor acrescenta que os alunos recebem noções de cálculo e tipos de ingredientes, higiene e trabalho, além da técnicas gastronômicas.  Ao final, os alunos receberão certificado de 40 horas/aula. O segundo curso de salgadinhos e básico para confeiteiro inicia no dia seis de março.

Guilherme Siebeneichler