Público pagante da 34ª Oktoberfest supera 130 mil pessoas

Guilherme Siebeneichler
outubro21/ 2018

Depois de 12 dias de tempo estável, com tardes ensolaradas e noites de temperatura agradável, a 34ª Oktoberfest e Feirasul 2018 chegaram ao fim em Santa Cruz do Sul neste domingo, 21. De acordo com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na organização do evento, o público pagante do evento pode superar a última edição da Festa da Alegria. “Em 11 dias de cobrança de ingressos, devemos passar de 130 mil pagantes, chegando próximo da edição de 2017”, destacou o presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel, durante a coletiva de imprensa na tarde deste domingo, na Central de Imprensa do Parque da Oktoberfest. Durante a próxima semana, a Assemp vai divulgar números finais da Festa da Alegria, com o total de público pagante e consumo de alimentos e bebidas.

Nos primeiros quatro dias de cobrança da 34ª Oktoberfest, o público pagante foi 38,5% superior ao mesmo período do ano passado. Este acréscimo, conforme Schwingel, está diretamente relacionado à concentração dos shows no primeiro final de semana e ao clima favorável. “Optamos por colocar mais shows no primeiro fim de semana justamente por considerar que é um período mais favorável do mês em termos financeiros para os visitantes”, frisou o presidente. Embora a expectativa fosse de um público pagante 10% superior, o resultado financeiro da festa está consolidado. “A prestação de contas, com todas as receitas e despesas, será apresentada pela Assemp em janeiro”, frisa Schwingel.

SHOWS – A 34ª Oktoberfest contou com quatro noites de shows nacionais, iniciando com Michel Teló, Raça Negra e Gustavo Lima, na sexta-feira, dia 12; as duplas sertanejas Bruno & Marrone e Zé Neto & Cristiano, no sábado, 13; a dupla Henrique & Juliano e Dennis DJ, no domingo, 14; e finalizando no último sábado, 20, com Maiara e Maraísa, Bruninho & Davi e Atitude 67. “O público nestas quatro apresentações ficou 16% inferior ao projetado do pela festa”, enfatiza o vice-presidente de Eventos da Assemp, Marcio Martins.

Com o tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente, a 34ª Oktoberfest prestou uma homenagem aos 140 anos do município, comemorados em 28 de setembro. Uma diversificada programação artística e cultural destacou a música, a dança, o canto, o teatro, a gastronomia e as tradições germânicas, em atividades diárias no Parque da Oktoberfest e também na cidade. Os dois desfiles temáticos, realizados nos domingos, 14 e 21 de outubro, reuniram três mil figurantes, 20 bandinhas típicas e 10 carros alegóricos, com um público espectador de 75 mil pessoas no centro da cidade. “Com o envolvimento de entidades locais, empresas patrocinadoras e comunidade, os desfiles foram o ponto alto da programação, entrando para a história como os maiores já realizados na Festa da Alegria”, destaca a presidente da 34ª Oktoberfest, Andreia Mundstock.

ESCOLA DE GASTRONOMIA – Durante os 12 dias da 34ª Oktoberfest, a Escola de Gastronomia Alemã teve a participação de 800 pessoas nas oficinas gratuitas, ministradas por professores e chefs renomados ligados ao Senac-RS. O espaço, localizado no Pavilhão 3 da Feirasul, é uma realização, em parceria, da Coordenação Executiva Oktoberfest, Serviço Social do Comércio (Senac) e Sindilojas Vale do Rio Pardo. “Estamos muito felizes com a interação do público, que superou nossas expectativas e participou efetivamente das nossas oficinas”, destacou a diretora da Unidade Educacional do Senac em Santa Cruz, Daniela Roehrs Laner.

LÍNGUA ALEMÃ – Outra atração da Festa da Alegria que reuniu um grande público foram as oficinas realizadas na Escola de Língua Alemã, no Pavilhão 3. No total foram cerca de 300 visitantes atendidos nos 12 dias da 34ª Oktoberfest, número que também superou as expectativas. As oficinas, ofertadas em parceria pela Coordenação Executiva da 34ª Oktoberfest e a Escola de Língua Alemã Auf Gut Deutsch, fizeram alusão ao tema deste ano da festa, Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente! “Tivemos a participação de muitos visitantes de várias cidades do Estado, além de muitas crianças que se divertiram junto com a gente. Foi maravilhoso”, ressaltou a professora da Escola, Jaqueline Bender.

OLIMPÍADA – A grande final da 4ª Olimpíada Rural da Oktoberfest foi atração na tarde de sábado, 20, no Parque da Oktoberfest. As 10 equipes da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) disputaram as modalidades de bolão de mesa, bolão de bola presa, corrida de saco, corrida de carrinho de mão, trocar roda de carroça, serrar lenha e cabo de guerra. A grande campeã geral foi a equipe União, com 192 pontos, seguida de João Alves, com 153 pontos, e Rio Pardinho, com 152. Como premiação da competição, promovida pela Coordenação Executiva da 34ª Oktoberfest em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, com apoio da Lifasc, os grupos receberam troféus.

CRÉDITO: Four Comunicação

Guilherme Siebeneichler