Próximos cem dias serão decisivos para as finanças públicas municipais

Guilherme Siebeneichler
abril15/ 2017

Apesar do clima positivo por garantir o pagamento de dívidas na Prefeitura, o governo municipal se prepara para enfrentar os próximos 100 dias. A avaliação do primeiro trimestre de gestão foi realizada em coletiva de imprensa na última segunda-feira, 10. Os trabalhos já realizados, além dos projetos e ações governamentais foram apresentados pelo prefeito Giovane Wickert (PSB). A manutenção de serviços e o pagamento de contratos seguem sendo a prioridade, porém, a palavra de ordem é austeridade.

O controle de gastos na Administração Municipal continua sendo a prioridade, objetivando fomentar o controle financeiro e o ajuste fiscal do governo local. “Assim como foram os primeiros 100 dias, os próximos continuam sendo de controle em todos os gastos. Só assim conseguiremos manter os serviços e projetar melhorias para a cidade”, argumenta Wickert.

Obras públicas com custo de contrapartidas municipais no financiamento terão prioridade. Investimentos maiores (pavimentações) que necessitam valores maiores estão em espera por melhoria na gestão financeira do Município. “Temos obras que necessitam de R$ 3 milhões em contrapartida. Nossa prioridade são as obras que necessitam de menores valores do orçamento municipal”, explica.

As avaliações financeiras terão mais embasamento com o encerramento do primeiro quadrimestre. A partir disso será realizada a projeção das receitas e despesas. Durante a coletiva, o gestor municipal admitiu que há receitas para alguns serviços nas áreas de educação e saúde, até o mês de julho. Entre eles está a compra de vaga na educação infantil em escolas da rede privada.

Na avaliação geral dos 100 primeiros dias de governo, Wickert ressaltou o orçamento para o ano. Entre os municípios da região é o único que possui déficit projetado na Lei Orçamentária Anual. Entretanto salientou que no governo e na comunidade existe um clima de otimismo para melhorar a estrutura administrativa.

Guilherme Siebeneichler