Protótipo elétrico do IFSul integra maratona da Shell em São Paulo

Janine Niedermeyer
outubro29/ 2016

O protótipo elétrico do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires, irá percorrer uma nova pista em 2016. Após três edições indo à São Paulo para integrar a Maratona Universitária de Eficiência Energética no kartódromo Ayrton Senna, o veículo agora estará em Cotia, cidade da região metropolitana da capital paulista.

Pela primeira vez uma equipe da instituição estará integrando a Shell Eco-marathon Brasil, que aliás, também ocorre de forma inédita no país e na América Latina. A equipe Gefisul, formada por professores e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio parte rumo ao estado paulista no próximo dia 6 de novembro.

OLÁ ACOMPANHA
À convite do IFSul Venâncio, o Olá Jornal partirá junto nessa jornada através do repórter Maicon Nieland, para trazer detalhes do evento, que espera reunir cerca de 40 equipes de diferentes cantos do Brasil. No site olajornal.com, assim como nas edições impressas você vai conferir informações da programação.

A chamada edição Challenger Event já passou por países como Turquia, Inglaterra e França. Em Cotia será promovido de 8 à 10 de novembro no kartódromo internacional Granja Viana, da família Giaffone, com histórico de pilotos.

O Gefisul é um dos poucos grupos do Rio Grande do Sul que estará participando, além de Santa Maria e Porto Alegre. A Eco-marathon também vem para suprir uma lacuna na Maratona Energética, já não realizada em 2015 por questões financeiras.

O VEÍCULO
Dentro da Shell Eco-marathon, o coordenador do curso de eletromecânica do IFSul local, professor Jordan Trapp explica que a equipe participará da categoria protótipo elétrico, sendo que ainda haverá modalidades de protótipo gasolina e etanol, conceito urbano e hidrogênio.

O veículo fabricado no campus Venâncio tem em suas características o chassi de alumínio, a carenagem com fibra de vidro, pneus especiais para corrida, será carenado (ou seja fechado, protegendo o piloto, que é uma exigência), cinto de seis pontos e o motor elétrico.

Neste motor, a bateria a ser usada pelo Gefisul é chamada de Íons de Lítio, ou Li-Ion, com 36 volts e 8 amperes-hora, sendo que o protótipo terá cerca de 30kg e poderá atingir até 25km/h.

EQUIPE:
Jordan Trapp (Professor)
Juliano Poleze (Professor)
Andrei Samuel Farsen (4º ano de Refrigeração)
Junior Henrique da Silva (4º ano de Refrigeração)
Eduarda Hackenhaar (1º ano de Informática)
Eduardo Mendes da Silva (1º ano Informática)
Samuel Teixeira (1º ano INF.)
Carolina Lima (4º ano INF.)

Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado, 29, ou na versão online!

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer