Proprietários de 10,2 mil veículos de Venâncio Aires já quitaram o IPVA

Guilherme Siebeneichler
janeiro04/ 2022

Dados da Receita Estadual apontam que mais 39,81% dos veículos com placa de Venâncio Aires já possui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 quitado. Os proprietários aproveitaram o desconto máxima para pagamento em cota única. O percentual representa arrecadação de R$ 9.263.961,24, sendo que metade deste valor é direcionado para o caixa da Prefeitura de Venâncio Aires. São 10.234 veículos com o tributo já pago na Capital do Chimarrão.

Neste ano, a expectativa da Receita Estadual é de arrecadar na cidade com o IPVA R$ 23.676.925,52. O valor representa impostos de 25.704 unidades automotoras registradas no município.

Desde essa segunda-feira, 3, com o reajuste de 10% na Unidade Padrão Fiscal (UPF/RS), a dedução máxima baixou para 28% caso o proprietário tenha direito a todos os benefícios. São eles: desconto do Bom Motorista, que pode ser de 5%, 10% ou 15% e depende do veículo não ter recebido multa nos últimos um, dois ou três anos, respectivamente. O Bom Cidadão está vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e varia conforme a quantidade de notas cadastradas no CPF. O valor é de 1% para 59 a 99 notas; 3% para cem a 149 notas; e 5% para 150 notas ou mais.

Outra novidade é que o parcelamento pode ser feito em até seis vezes, e não mais em apenas três. As três primeiras parcelas têm descontos de 9%, 6% e 3%, e os benefícios já citados podem ser aplicados da mesma forma.

O IPVA pode ser pago nas agências bancárias e em pontos de atendimento do Banrisul e do Sicredi. No Banco do Brasil, somente para clientes. Além disso, é possível fazer a quitação pela internet e pelos aplicativos de celular, assim como por meio do Pix. Para quitar o imposto, é preciso ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam. É possível pagar a taxa de licenciamento e eventuais multas separadamente.

Guilherme Siebeneichler