Proposta de lei quer obrigar transporte de pacientes da hemodiálise

Olá Jornal
dezembro20/ 2018

Após participação do secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB) na sessão da Câmara de Vereadores, a pauta do transporte de pacientes que necessitam realizar hemodiálise voltou a sessão desta semana. A vinda do chefe da pasta foi solicitada pelo vereador Adelânio Ruppenthal (PSB), a partir de demanda por este tipo de serviço dos moradores de comunidades da região serrana do município.

Em explicação o secretário afirmou que o transporte é realizado pelo Município com análise de critérios sociais e de condições de saúde feitas pela equipe do serviço de hemodiálise. Porém, a equipe da empresa afirmou que este tipo de medida é de responsabilidade do poder público. Frente às dúvidas, Ruppenthal propôs a criação de uma lei obrigando o Executivo Municipal a realizar este tipo de transporte. “Vamos fazer uma lei que obrigue o Município a transportar pacientes que realizam procedimentos na hemodiálise. O projeto está em fase de análise jurídica.”

A proposta seguirá os mesmos moldes de legislação aprovada em 2015, de autoria do vereador Telmo Kist, que estipula passe livre na área urbana para os pacientes de hemodiálise.

Olá Jornal