Promoção da Saúde e premiações no 4º Passeio Ciclístico

Guilherme Siebeneichler
abril05/ 2017

Um sábado especial para aproveitar com a família, além de concorrer a brindes e exercitar o corpo. Vai ocorrer a 4ª edição do Passeio Ciclovia é Vida, tanto com trajetos feitos de bicicleta e a pé. A programação tem na realização a Secretaria de Cultura e Esportes, junto com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação Bikers Rota do Sol.

No apoio, o evento conta com as parcerias de Arly Bikes, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Unimed VTRP, Drogafarma, CFC Venâncio Aires, Companhia Riogradense de Saneamento (Corsan) e os meios de comunicação.

Em reunião promovida na manhã de terça-feira, 4, na Prefeitura, os organizadores enfatizaram que é fundamental a doação de 1kg de alimento não perecível para concorrer aos brindes e ganhar camisetas do passeio. Conforme Henrique da Silva, do departamento esportivo da Secretaria, os 35 primeiros homens a se inscreveram levam camisetas na cor verde e as 35 primeiras mulheres, levam camisas na cor rosa.

No momento do cadastro, a bicicleta do participante receberá um adesivo com número que identifica sua participação e para concorrer aos prêmios. A Corsan vai disponibilizar água em diferentes pontos do trajeto, mas é solicitado ainda que as pessoas tragam de casa garrafinhas para abastecer. Alguns squeezes também estarão sendo entregues como brindes. A concentração no local se dará a partir das 15h e a largada ocorre às 16h.

CONCURSO

Nesta edição, o evento estará promovendo também premiações em seis diferentes categorias: O ciclista mais novo, ciclista mais experiente, a escola com maior número de participantes, o maior grupo identificado, a bicicleta mais antiga e ainda as cinco bicicletas mais enfeitadas, que serão escolhidas por uma comissão formada pelos organizadores.

No caso do ciclista mais jovem e aquele mais experiente é necessário apresentar documento de identificação da data de nascimento, para garantir o prêmio. No encontro, o grupo ainda tratou de uma possível nova data, em caso de chuva no sábado, 8, que ficaria então para 13 de maio (sábado), nos mesmos moldes. O evento não seria transferido mais para dentro do mês de abril em função dos outros dois próximos finais de semana serem de feriadão.

TRAJETOS

Dividido em dois percursos, ciclistas experientes fazem o caminho em direção ao bairro Macedo, passando pelo Loteamento Eisermann e Acesso Dona Leopoldina, ingressando no Parque do Chimarrão, passando pela Cidade Alta, e centro da cidade num total de 10.6 km.

Já os que estarão na caminhada, crianças e famílias de ciclistas usarão o percurso reduzido com saída do centro em direção ao Grão-Pará até o monumento do Imigrante (4.1 km). O objetivo é mobilizar a comunidade para atividades físicas ao ar livre e o uso de bicicletas para locomoção.

Grupos de ciclistas e academias são bem-vindos na mobilização para o evento. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Cultura e Esportes, através do telefone 3983-1038. Todos os trajetos estarão amparados pelo Departamento Municipal de Trânsito e os veículos para entrega das águas.

Guilherme Siebeneichler