Promessas e projetos para melhorar a cidade que vivemos

Guilherme Siebeneichler
setembro17/ 2016

É proposta que não acaba mais. Mas durante as entrevistas realizadas pelo Olá Jornal com os candidatos a prefeito de Venâncio Aires, a equipe de jornalismo priorizou os maiores projetos dos planos de governo. Guarda municipal, centros de especialidades médicas, creche noturna e diminuição do analfabetismo. Guarde este reportagem e ajude a cobrar o prefeito eleito pelos próximos quatro anos.

Ao longo da semana, pela ordem de sorteio, Vinícius Medeiros (PSDB), Cesar Schumacher (PT), Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) participaram da sabatina do novo jornal de Venâncio. Os planos de governo dos candidatos são registrados pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e visam nortear ações governamentais, o que muitas vezes não é cumprido. Cabe ao eleitor cobrar esse planejamento.

Com a proposta de ter objetividade e garantir a apresentação dos seus planos para governar a cidade, as entrevistas foram conduzidas pela jornalista Janine Niedermeyer e estão disponíveis em facebook.com/olavenancio ou no site: olajornal.com. Reportagens no jornal impresso foram publicadas nas últimas semanas detalhando ações projetadas para as áreas de Saúde, Educação, Agricultura e Infraestrutura.

VINÍCIUS MEDEIROS

O candidato quer aumentar as patrulhas policiais e criar uma coordenadoria de segurança, como forma de combater a criminalidade.Além disso, propõe turno oposto na rede municipal, readequação do transporte público como forma de incentivar o uso do sistema, reavaliar o número de cargos em comissão (Ccs), e melhoria na gestão municipal. Para o público da terceira idade, promete um centro de atendimento e acolhimento, com ênfase no lazer e na saúde.

CESAR SCHUMACHER

O petista quer ampliar a cobertura na Estratégia de Saúde da Família (EFS), para quase 100% de cobertura na área urbana. Planeja investir em um centro de especialidades médicas e odontológicas. A proposta de subprefeituras no interior também é defendida, porém não prioritária. A ideia é descentralizar os atendimentos do poder público. A criação de um programa para incentivar o uso de energias alternativas é a aposta para suprir as propriedades rurais.

JARBAS DA ROSA 

Para o candidato, entre as prioridades está a efetivação da guarda municipal, aliada a reativação de postos da Brigada Militar no perímetro rural. Jarbas espera também a criação de uma  UTI Neonatal ou Pediátrica no município, mesmo com o Ministério da Saúde dizendo que o Rio Grande do Sul possui vagas acima da média. O candidato também projeta a diminuição do analfabetismo. A proposta é de ampliar o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no interior.

GIOVANE WICKERT

O atual vice-prefeito listou entre as prioridades a criação de uma política para ampliar a participação da comunidade nas decisões do governo. A implatação de uniformes na rede escolar e a criação de uma creche noturna. Pretende também realizar auditorias na Administração Municipal para averiguar a aplicação de recursos, em especial na área da saúde. Pretende criar a secretaria municipal de Segurança Pública, mas extinguir a pasta Geral de Governo. Quer eliminar o cargo de secretário-adjunto.

Guilherme Siebeneichler