Projetos para captar recursos são debatidos por escolas de samba

Guilherme Siebeneichler
junho28/ 2017

O Carnaval de 2018 começa a tomar forma e a busca por recursos a partir de leis de incentivos é o caminho encontrado pelo poder público e a Liga das Escolas de Samba de Venâncio Aires. Na noite desta terça-feira, 27, uma reunião traçou ações que poderão colaborar com a estruturação e desenvolvimento financeiro das agremiações. A reunião foi realizada no Parque do Chimarrão e reuniu membros das diretorias das escolas, Malandros do Ritmo, Acadêmicos do Samba Nego, Unidos das Vilas, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese.

O produtor cultural, Sandro Santos, participou do encontro e apresentou alternativas para as escolas buscarem formas de financiamento do Carnaval. O secretário municipal de Cultura, Saul Zart, destaca que a proposta é de realizar encontros mensais para formatar a próxima edição da maior festa popular do município. “Vamos trabalhar formas de financiamento a partir dos projetos culturais. Esse foi o caminho que garantiu a realização do Carnaval deste ano.”

Santos apresentou alternativas para a realização de oficinas e a profissionalização da cadeia produtiva do Carnaval. “Existem formas de buscar recursos para a realização de oficinas e aprimorar as necessidades das escolas. Esse período é um dos com maiores desafios, já que a cultura carnavalesca está sendo questionada. É preciso união e alternativas para manter os desfiles.”

Até o mês de setembro o governo municipal espera retorno do Ministério da Cultura sobre o projeto cultural cadastrado por meio da Lei Rouanet. O projeto inscrito busca captar R$ 198 mil, que será divido em incentivo às agremiações, estrutura de palco e sonorização. A expectativa é de repassar para cada escola até R$ 35 mil.

Guilherme Siebeneichler