Projeto Vereador Mirim neste ano vai destacar proteção a água

Guilherme Siebeneichler
junho03/ 2022

A Câmara de Vereadores inicia os preparativos para o projeto Vereador Mirim. As programações ocorrem na semana da criança, em outubro. Poderão participar das atividades no Legislativo Municipal alunos escolhidos pelas escolas participantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. O tema deste ano será “Como podemos ajudar a preservar nosso maior tesouro, a água”.

O texto autorizando o projeto neste ano foi encaminhado pela Mesa Diretora no dia 27 de maio. O projeto já é tradicional no Legislativo Municipal de Venâncio, e busca ampliar o conhecimento político de estudantes da rede escolar do município.

Além das atividades na sessão mirim, onde cada vereador ganha um representante “mirim”. Mas também dentro do ambiente escolar, já que os parlamentares realizam atividades em sala de aula.

Neste ano, a Casa tem direcionado debates sobre o fornecimento de água no município. A bandeira já pautou audiências públicas e tem sido defendida pelo presidente, Benildo Soares (Republicanos). O parlamentar defende a busca por recursos para direcionar à construção de um lago artificial, voltado ao armazenamento de água para o município.

PROJETO
O projeto que visa despertar o interesse dos jovens pela política e proporciona a vivência dos participantes nas atividades do Legislativo, é realizado pela Casa legislativa da Capital do Chimarrão desde 2007, quando foi instituído pelo então vereador Paulo Mathias Ferreira (MDB).

Os jovens ocupam as 15 cadeiras de vereadores e desenvolvem as atividades parlamentares por um dia, entre elas, pronunciamento na tribuna.

Guilherme Siebeneichler