Projeto Venâncio Mais Limpa provoca conscientização sobre descarte correto de lixo

Olá Jornal
julho06/ 2020

Com o objetivo de informar e despertar na comunidade a importância de manter a cidade limpa e direcionar o que é lixo para a lixeira, ocorre na Praça Coronel Thomaz Pereira – Praça da Matriz – a 1ª Mostra de Arte Suja, dentro do projeto ‘Venâncio Mais Limpa’, idealizado pela Prefeitura de Venâncio, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com apoio do Supermercado Lenz.

No local foram instaladas placas com frases de impacto, recipientes para depósito de lixo, e diversos itens, recolhidos ao longo da Calçadão nas últimas semanas, foram pendurados nas árvores para simbolizar o que é descartado de forma incorreta.

De acordo com a assessora da Secretaria e idealizadora do projeto, Cleiva Giovanaz Heck, a ideia é levar a conscientização da reciclagem e da responsabilidade de colocar o material que não será mais usado na lixeira. Como por exemplo, o lixo que consta na lixeira provisória instalada no local foi recolhido dos canteiros de flores localizados no Calçadão. “O objetivo principal deste projeto ‘Venâncio Mais Limpa’ trata de dar o destino correto dos resíduos sólidos, ou seja, não jogar no solo. Que as pessoas tenham realmente consciência e comprometimento de cada um fazer a sua parte, porque o projeto foi baseado em uma experiência particular minha andando todos os dias pelo Centro da cidade e percebendo os objetos mais absurdos descartados na rua, e a partir disso, surgiu a ideia de fazer uma exposição na Praça com estes resíduos sólidos que são tirados da rua. Devemos assim mobilizar o cidadão, transformando a cidade mais justa e sustentável com pequenas ações”.

O projeto mostra que, é imprescindível que a sociedade faça a separação e o descarte correto, pois o lixo mal destinado, não colocado em lixeiras, pode vir a poluir os ambientes de uso comum por toda a população como praças, parques, vias públicas, solo, ar e água. Um exemplo comum, é que muitas vezes acontece de pessoas utilizarem de um ambiente publico e no fim de seu uso, deixarem lixo espalhado pelo local.

Estes podem chegar até às margens dos rios contaminando águas, peixes e, no município, comprometendo o Arroio Castelhano. É de grande importância a colaboração de todos ao utilizarem ambientes públicos para que destinem corretamente o lixo na lixeira preservando o meio em que vivemos para que possamos usufruir de uma boa qualidade de vida e pensando nas gerações futuras.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal