Projeto Rondon na Univates recebe inscrições

Olá Jornal
janeiro09/ 2019

A Univates participa do Projeto Rondon na Operação João de Barro, que ocorre entre os dias 12 e 28 de julho de 2019, no município de Arraial, no Estado do Piauí. Até o dia 22 de fevereiro, estudantes da Universidade interessados em participar podem se inscrever neste link. O edital completo pode ser conferido neste endereço. É a 10ª vez que a Univates participa do projeto, e ficou classificada em 3º lugar entre 16 universidades no conjunto B.

A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população. Além disso, objetiva acrescentar valores à formação do universitário como cidadão, integrando-o a ações que envolvam a realidade do país, e estimulá-lo na produção de outros projetos locais. As atividades são realizadas em regiões que necessitam de maior aporte de bens e serviços.

Podem participar alunos de todos os cursos de graduação, regularmente matriculados na Univates e que tenham concluído pelo menos 50% do curso. Serão priorizados os cursos que tenham afinidade com as atividades do Conjunto B. Os inscritos deverão participar da reunião de seleção, que ocorre no dia 26 de fevereiro, no auditório do Prédio 9, às 17h30min. Nesse dia, os candidatos devem entregar uma contextualização sobre o território onde será desenvolvida a operação (de 500 a 800 palavras); relacionar a proposição da Agenda 2030 à contextualização apresentada, considerando-se a aprovação da Univates no conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho); e entregar carta de recomendação do coordenador de curso, currículo com foto e histórico escolar atualizado.

Oito alunos serão classificados, ocorrendo a divulgação até o dia 8 de março neste link. É fundamental estar disponível para iniciar as atividades relativas aos projetos em março e participar das reuniões semanais que ocorrem nas terças-feiras às 17h30min, a partir do dia 12 de março.

“Fomos para ensinar, mas quem aprendeu fomos nós”

Diplomada em Jornalismo pela Univates, Bruna Laís Alves participou do Projeto Rondon em julho de 2016, na Operação Forte dos Reis Magos, realizada no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte. Ela sempre gostou de conhecer pessoas e ajudá-las. “O voluntariado faz parte da minha vida há anos e me faz um bem enorme. Vi no projeto uma oportunidade de entender outra realidade e compartilhar meus conhecimentos adquiridos durante a graduação”, conta.

Desde março, o grupo de rondonistas selecionados e os professores responsáveis reuniam-se com frequência para definir e planejar as atividades que seriam executadas. De acordo com Bruna, havia necessidades específicas do município que precisavam ser contempladas por meio da realização de oficinas. As atividades foram divididas conforme a área de cada rondonista.

“O Projeto Rondon é lindo. Só quem participa dele entende esse sentimento. Fomos para ensinar, mas quem aprendeu fomos nós. Voltar para casa se sentindo diferente é inevitável, pois vivenciamos uma realidade muito diferente daqui. Levar informação para pessoas que vivem em outra condição, poder compartilhar aprendizados e receber carinho e acolhimento é único e indescritível. É uma experiência que levo para a vida”, afirma Bruna.

Ficou interessado? Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/projetorondon, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5850, ou pelo e-mail [email protected].

Crédito: AI\Univates 

Olá Jornal