Projeto Quintais Orgânicos de Frutas completa 11 anos em parceria com a Efasc

Olá Jornal
setembro18/ 2020

O Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, da Embrapa Clima Temperado, com patrocínio da Philip Morris do Brasil e parceria com a Escola Família Agrícola completa 11 anos. Neste período foram cultivados quase 34 hectares de frutas na região, beneficiando 220 famílias, de 12 municípios e 130 comunidades do campo.

Este ano serão beneficiados 20 jovens, 12 do 1º ano e 8 do 2º ano, sendo 11 de Santa Cruz do Sul, 2 de Vera Cruz, 2 de Sinimbu, 2 de Venâncio Aires, 1 de Rio Pardo, 1 de Herveiras e 2 kits serão implantados na área da EFASC – somando assim um total de 22 Quintais esse ano, para servir de área experimental produtiva da escola, de uso pedagógico com os estudantes durante a formação.

Esse ano o kit contém 20 mudas de frutíferas, totalizando 1.100 mudas de alto padrão Embrapa Clima Temperado, com a proposta de abastecer a família com frutas o ano todo. Segundo o Evandro Silveira, da área de Produção Agropecuária da EFASC, a parceira do projeto busca incrementar o ensino e a alimentação das propriedades. “Essa parceria histórica dá conta do que a EFASC se propões enquanto instituição de ensino técnico, com responsabilidade na alimentação saudável das pessoas, pois frutas e plantas medicinais, fazem parte de um modo de viver e se alimentar, dos agricultores.”

Nesses 11 anos de parceria da EFASC com a Embrapa Clima Temperado, no Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, já foram entregues 228 Quintais, composto em média por 60 frutíferas (Goiaba, Limão, Pêssego), nativas (Araçá, Pitanga, Butiá, Araticum, Cerejeira do Rio Grande), Quebra-ventos (Aroeira mansa e Guajuvira), mudas de batata-doce, capim BRS curumim (forrageira melhorada, desenvolvida pela Embrapa), sementes de milho, de feijão e 10 espécies de plantas medicinais. Para o agrônomo da Embrapa e coordenador do Projeto, Fernando Costa Gomes “essa parceria é um grande benefício a todos, porque a fruta, historicamente na Agricultura Familiar, sempre fez parte da alimentação, da mesma”, destaca.

Desta forma, já são quase 14 mil árvores frutíferas, ocupando 33,8 hectares, distribuídas em 130 comunidades de 12 municípios do Vale do Rio Pardo. Nessa edição, serão ainda acrescidos 110 Kits de Plantas Medicinais, 30 plantas por kit, produzidos na área agrícola da EFASC, pela equipe de Produção Agropecuária, com o auxílio dos estudantes durante as aulas na escola – proposta que retoma um hábito histórico entre Agricultores/as Familiares Camponeses da região, em ter seu espaço de plantas medicinais, em casa.

Conforme coordenadora de sustentabilidade da PMB, Milena Lopes, o projeto busca também gerar renda e bem-estar às famílias. “Acreditar em projetos com essa proposta, é uma imensa satisfação, pois aqui está uma preocupação com a sustentabilidade, geração de renda e bem-estar das famílias de agricultores, beneficiados com esse projeto”, aponta.

Municípios que receberam Quintais Orgânicos de Frutas:

Santa Cruz do Sul (87), Sinimbu (26), Venâncio Aires (24), Boqueirão do Leão (22), Rio Pardo (16), Passo do Sobrado (15), Vale do Sol (9), Vera Cruz (8), Vale Verde (8), Herveiras (6), General Câmara (6) e Candelária (1).

CONTEMPLADOS COM O PROJETO EM 2020:


ESTUDANTESTurmaLOCALIDADEMUNICÍPIO
Barbara Julia Helfer1º ANO- 101Reserva dos KrothSanta Cruz do Sul
Diogo Nunes Vicente1º ANO- 101Linha João RodriguesRio Pardo
Eduarda Louise Ziebell1º ANO- 101Linha Henrique D’AvilaVera Cruz
Eduardo Andrei Sausen1º ANO- 101Linha São MartinhoSanta Cruz do Sul
Emili da Fontoura Lopes1º ANO- 101Linha Capela dos CunhaSanta Cruz do Sul
Gabriele Beatriz Naivert1º ANO- 101Linha ChavesSanta Cruz do Sul
Istéfani Carolini Hermes1º ANO- 101Linha São MartinhoSanta Cruz do Sul
Ivan Luís Hauth1º ANO- 101Alto Linha Santa CruzSanta Cruz do Sul
Jane Aline Padilha1º ANO- 101Alto ParedãoSanta Cruz do Sul
João Nicolau Konzen1º ANO- 101São José da ReservaSanta Cruz do Sul
Saori Bechert Kern1º ANO- 101Linha General OsórioSanta Cruz do Sul
Suele Taís Keller1º ANO- 101Linha AntãoVenâncio Aires
Adriano Luis Raupp2º ANO- 201Linha General OsórioSanta Cruz do Sul
Ana Laís de Oliveira Rosa2º ANO- 201Linha PinhalSinimbu
Francielle Sthéfny Iser2º ANO- 201Linha Herval São JoãoHerveiras
Henrique Titton Bianchini e Amanda (gêmeos)2º ANO- 201Passo das Pedras BrancasBoqueirão do Leão
Júlio Henrique Spiegel2º ANO- 201Linha BrancaSinimbu
Cristofer Luís Schwendler2º ANO- 202Linha Harmonia da costaVenâncio Aires
Junior Henrique da Silva2º ANO- 202Linha FundinhoVera Cruz
Lovan Brixius2º ANO- 202Linha AraçáSanta Cruz do Sul
21 e 22EFASC 2 Kits (Espaço de formação)
Linha Santa CRuzSanta Cruz do Sul

CRÉDITO: AI Efasc

Olá Jornal