Projeto na região garantirá suporte psicológico em tempos de pandemia

Olá Jornal
março11/ 2021

O projeto “Vale a Vida” busca garantir atendimento remoto em psicoterapia para residentes dos vales do Taquari e Rio Pardo, no contexto da Covid-19. O projeto busca suporte psicológico em função das medidas de isolamento e dos demais aspectos da pandemia. Há mais de um ano, a circulação do novo vírus além dos efeitos na saúde pública, também exigirá atenção e políticas públicas para as doenças mentais.

Conforme a professora Edna Linhares Garcia, docente dos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, o projeto tem expectativa de atender no mínimo 600 pessoas. “A ideia principal é garantir escuta aos cidadãos que estão enfrentando angústias neste período. Imaginávamos que a pandemia estava com os dias contados, porém agora não sabemos ao certo quando terá fim.”

A profissional afirma que o projeto é coordenado por professores das universidades parceiras, e contará com suporte nos atendimentos de três psicólogas e um psiquiatra, selecionados a partir de processo seletivo. “Serão quatro encontros online com os pacientes, para analisar a situação e ouvir as angústias atuais. Se sabe que as doenças mentais terão elevação com o término da pandemia, por isso é fundamental diversas ferramentas de suporte às pessoas que estão enfrentando dificuldades para tocar o dia a dia,” destaca Edna.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) tem recomendado aos países, programas públicos de apoio psicológico aos cidadãos. “Este projeto é totalmente financiado pelo poder público, já há uma preocupação em ações deste tipo. Temos referências da OMS e estamos atentos aos relatórios, subsidiados por pesquisas sobre este tema e também para elaborar estratégias em âmbito local,” explica.

PARTICIPANTES
Conforme os organizadores, podem participar pessoas que sintam algum efeito como sofrimento, tristeza, ansiedade, irritabilidade, alteração de sono ou outros sintomas emocionais durante a pandemia. Qualquer pessoa, acima de 18 anos, pode se inscrever para participar. Durante os atendimentos, os participantes receberão questionários online para preencher. Esses questionários podem ajudar na psicoterapia e auxiliam a medir a evolução do participante ao longo do projeto.

INICIATIVA
O Vale a Vida é um projeto organizado por um grupo de pesquisadores da Unisc, Univates e Uergs, com fomento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A plataforma Tummi e a empresa de tecnologia Tekann são parceiros da iniciativa. Os interessados devem acessar o site www.valeavida.com.br, clicar em “Quero Participar”, preencher seus dados e concordar em participar do projeto de pesquisa.
O projeto está integrado nos programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Psicologia e de Promoção da Saúde da Unisc, por meio das professoras Dra Edna Linhares Garcia, Dra. Silvia Areosa e Dra. Andreia Vallin. O prof. Dr, Flávio Shansis é o pesquisador responsável pelo projeto na Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Olá Jornal