Projeto inovador da Secretaria de Saúde dispõe de exercícios físicos através de plataforma online

Olá Jornal
abril16/ 2020

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem mobilizado pessoas a inovar e criar diferentes iniciativas a fim de minimizar os impactos da Covid-19. As iniciativas incluem desafios para se tornarem ações de alto impacto, e que devem ser desenvolvidas e aplicadas de forma online.

Este é o caso de um novo projeto que está sendo desenvolvido em Venâncio Aires. Coordenada pela Profissional de Educação Física e Coordenadora das Academias de Saúde do Município, Eliane Turcatto, a iniciativa tem como objetivo levar diversão, música, dança, para as pessoas que frequentavam as academias de saúde de Vila Mariante, Santa Tecla e bairro Gressler, onde as atividades físicas eram coordenadas pela profissional a partir do Sistema Único de Saúde; e que neste momento de isolamento, por consciência, não podem usufruir de espaços públicos pelo bem de todos.

O projeto também está sendo disponibilizado para os grupos da terceira idade, do Gabinete da Primeira-Dama, como forma de desenvolver atividades físicas sem sair de casa, tendo em vista a necessidade do isolamento social, por serem considerados do grupo de risco.

Desta maneira, a partir da gravação das aulas, que são postadas na plataforma da internet, YouTube, a educadora física encontrou uma maneira de levar o projeto  para dentro da casa de cada uma das pessoas interessadas em praticar alguma atividade física.

O atendimento, disponibilizado no turno manhã e noite, é feito de forma online e cada pessoa pode assistir e se exercitar a hora que quiser. Elas recebem um link e acessam quando há disponibilidade de horário. Cerca de 150 pessoas, entre homens e mulheres, participam deste projeto desde o dia 23 de março que dispõe de aulas temáticas, com variados estilos de música e exercícios funcionais. Atualmente, são 300 atendimentos realizados por semana.

“É um projeto inovador, único na região, e é muito gratificante poder realizar estas aulas online e estar ajudando o próximo a se exercitar”, comenta a criadora do projeto, Eliane Turcatto.

Quem quiser participar pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde no número 3983-1040.

Ainda, nos próximos dias, deve ser realizado junto deste projeto a elaboração de receitas saudáveis, dicas de saúde e bem estar, dicas e trocas de livros virtuais e rodas de conversas.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal