Projeto inovador, apresentado na Fenachim, gera resultados e leva diversificação para municípios da região

Olá Jornal
maio26/ 2022

O case inovador ‘Mulher no Agro: diversificação, empreendedorismo e sucessão’, apresentado na 16ª Fenachim, levará a diversificação para municípios da região. O projeto de estamparia natural com matéria-prima do campo, como folhas e flores, apresentado pela estilista Kátia Mees, será ampliado criando produtos que geram renda a famílias rurais. O painel realizado pelo Olá Jornal, Alliance One, China Brasil Tabacos e ONG Foco Empreendedor com apoio da Unisc, Refrimate e organização da festa, inspirou lideranças que levarão o projeto para Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz.

Uma delas é a coordenadora regional das mulheres trabalhadoras rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Salete dos Passos Faber, que enxergou no evento a possibilidade de criar uma rede de inclusão onde as mulheres contribuirão com seus conhecimentos e habilidades. “Evento de grande importância pois foi através desse evento que surgiu a oportunidade de conhecer mais detalhada mente a iniciativa e pensar numa rede de inclusão com as mulheres trabalhadoras rurais”, avalia.

O projeto deve ser desenvolvido em Sinimbu e Vale do Sol com técnicas já desenvolvidas por elas, como artesanato, bordado, costura, pintura, processamento de lã de ovelha. “Apresentamos várias mulheres trabalhadoras rurais desses municípios, algumas em situação de vulnerabilidade social, mas com muita vontade de contribuir com o projeto, pois a partir dessa indicação muitas mulheres terão a oportunidade de ter uma complementação da renda familiar, além de evidenciar o protagonismo dessa mulheres, pois seus conhecimentos estão adormecidos”, avalia.

REDE
Outro projeto a ser desenvolvido a partir do case inovador de diversificação, empreendedorismo e inovação no agro será em Vera Cruz. O vice-prefeito do município, Emerson Santana, participou da programação e ao final encaminhou as tratativas com a Foco Empreendedor.

De acordo com a presidente da entidade, Áure Binz, o evento contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da comunidade. “Estiveram presente vários representantes dos municípios vizinhos desde vice-prefeitos como secretários de desenvolvimento, turismo e ação social o que alavancou muito e está acelerando o grande projeto da empresa que envolve tintas ecológicas, bordados, costura, tecelagem e a possibilidade da feitura de crochê e tricot”.

Além disso, o contato abriu a possibilidade de outros projetos a serem desenvolvidos. “Vimos no público presente a representação da Fetag e da Emater entidades que convergem com o propósito da Foco e projetos, o que motivou nossa aproximação trazendo luz a possibilidade de outros projetos ainda encubados e que podem tomar um novo sentido”, afirma Áurea.

Olá Jornal