Projeto entre Olá e Bola Cultural é selecionado no prêmio Empreendedor Cultural

Janine Niedermeyer
março22/ 2017

Pela primeira vez Venâncio Aires tem projeto selecionado no Prêmio Empreendedor Cultural, que chega a 3ª edição. Entre os 15 finalistas, a Comissão Curadora e da Comissão de Seleção divulgou nesta quarta-feira, 22, os sete escolhidos, que serão contemplados com recursos para realização das ações.

A Bola Cultural, em conjunto com o Olá Jornal cadastrou o projeto “A Arte a Serviço na Alphorria”, ligado a ONG Alphorria, que visa potencializar atividades do grupo através de (Re) organização, estruturação e manutenção das oficinas já existentes (capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão).

Conforme Everton Teixeira, que integra a produtora do município, ser reconhecido é revigorante e estimulante. “Reforça os mantras da produtora, de sempre olhar com respeito pra qualquer manifestação cultural”.

Segundo ele, a ONG tem todo caráter de empreendedor cultural, pois com pouco ou nenhum recursos desenvolvem suas atividades em Venâncio. Além disso, Everton reforça a importância de ter participado da Residência Sociocriativa, em Santa Maria entre os dias 17 e 19 de fevereiro, junto com a jornalista e diretora do Olá Jornal, Janine Niedermeyer. “Aquilo despertou o lance de que a ONG tem sua sede, mas a cultura negra tem que estar na rua, sair e ocupar os espaços públicos”, frisa o produtor.

O Olá Jornal também procurou falar com Ana Landim, presidente da ONG Alphorria, mas no momento ela participa de curso em Porto Alegre e não pode se pronunciar, mas já sabe do prêmio.

O PRÊMIO

A 3ª edição do prêmio que possui patrocínio da RGE Sul e realização da Cida Cultural, agora vai premiar os contemplados no dia 13 de abril, na sede da RGE em São Leopoldo. Foram destinados R$ 200 mil divididos entre os projetos culturais vencedores de diversos segmentos e linguagens artísticas.

No site do Prêmio Empreendedor Cultural é possível conferir a relação completa dos sete selecionados.

Foto: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer