Projeto de Venâncio é finalista no prêmio Empreendedor Cultural

Janine Niedermeyer
fevereiro08/ 2017

Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Arroio do Meio estão entre os 11 municípios com 15 projetos finalistas no Prêmio Empreendedor Cultural. Com patrocínio da RGE Sul e realização da Cida Cultural, a iniciativa recebeu mais de 50 propostas de todas as regiões habilitadas a participar (Central, Vale do Sinos, Vale do Taquari, Fronteira Oeste e Vale do Rio Pardo).

A comissão curadora da terceira edição do prêmio se reuniu em Porto Alegre ao longo do último fim de semana para definir as ações que agora irão participar da Residência Sociocriativa nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, em Santa Maria.

O grupo tem como curador geral André Martinez e outros oito membros, como Cecília Silveira (coordenadora e regente da Orquestra Villa-Lobos) e Rafael Balle (atual coordenador do Pró-cultura RS – Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais).

ALPHORRIA
A Capital do Chimarrão está representada pela primeira vez entre os finalistas, com o projeto “A Arte a Serviço na Alphorria”. A ação está cadastrada através do produtor Everton Teixeira, da Bola Cultural e visa potencializar atividades da ONG Alphorria através de (Re) organização, estruturação e manutenção das oficinas já existentes (capoeira, dança afro, beleza negra, culinária afro e percussão).

O projeto também prevê a criação de material publicitário de divulgação e site institucional para atração de novos parceiros e potenciais patrocinadores, assim como a divulgação da ONG através da montagem, criação e produção de intervenção cultural.

Da região ainda estão entre os finalistas o projeto “Camarim: luz e Cena” de Santa Cruz do Sul e “Arrebanhando” – Residência Artística Urbana, da cidade de Arroio do Meio. Os representantes dos 15 projetos finalistas participarão agora desta Residência Sociocriativa, onde experiências serão trocadas e cada projeto poderá “hackear” o que os outros projetos têm de melhor.

Após esta fase, os projetos pré-selecionados voltarão para a última análise da comissão curadora juntamente com representantes da RGE Sul, empresa patrocinadora. No dia 7 de abril serão divulgados os projetos vencedores da 3ª edição do Prêmio Empreendedor Cultural no site empreendedorcultural.com.br. Neste ano serão destinados R$ 200 mil para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas.

Foto: Divulgação/ Empreendedor Cultural

Janine Niedermeyer