Projeto de técnicos agrícolas em distritos sai do papel em 2019

Olá Jornal
outubro29/ 2018

O Governo Municipal confirma para 2019 o início da implantação de uma promessa de campanha, que promete melhorar as políticas agrícolas do município e as ações de diversificação das lavouras. A implantação de um técnico agrícola por distrito já está nos planejamentos orçamentários e foi confirmada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB) para sair do papel a partir do próximo ano.

A proposta é apontada como uma nova forma de estimular o aumento de renda nas pequenas propriedades rurais do município. “Entendemos que esta é uma forma de aprimorar o cultivo e a força do setor primário do município. Estes profissionais poderão garantir suporte aos agricultores para novas culturas nas lavouras e aprimoramento dos cultivos já feitos,” ressalta.

Inicialmente o Governo Municipal queria colocar em prática a proposta este ano, por conta da situação financeira, o projeto foi postergado para 2019. Está em avaliação a contratação emergencial destes profissionais, bem como, modalidades de estágios e convênios com instituições de ensino, para incluir nas aulas práticas e projetos educacionais, as ações do município.

“Tudo está em avaliação e até o fim do ano queremos ter este projeto finalizado para colocar em prática em 2019. Vai ser uma forma de auxiliar o nosso produtor a gerar mais renda e fomentar as pequenas propriedades rurais do município,” explica Wickert.

Um dos caminhos também a formalização de parceria com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Atualmente já existe um convênio para subsidiar estudos de alunos venâncio-airenses na unidade educacional de ensino profissional. A proposta do Município é de ampliar esta modalidade, para incluir estagiários nos distritos da cidade, afim de auxiliar, de forma mais ampla os produtores rurais.

ESTRUTURA ATUAL
Atualmente a Prefeitura mantém convênio com a Emater para auxílio dos produtores. Além disso, a Administração Municipal possui três técnicos agrícolas contratados. Já a entidade de assistência rural conta com cinco técnicos agrícolas, um engenheiro agrícola e dois engenheiros agrônomos.

Olá Jornal