Projeto de revitalização do Parque e do Castelhano será apresentado no dia 04

Olá Jornal
outubro03/ 2019

Integrando a programação da Semana Municipal da Água, que iniciou no dia 28 de setembro e segue até o dia 05 de outubro. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Entre as ações foram realizadas palestras e limpeza da cidade com apoio da JCI.

Mas o ponto alto da programação será a apresentação do projeto de revitalização do Parque do Chimarrão e da Mata Ciliar do Arroio Castelhano. A atividade será desenvolvida no dia 04 de outubro no Parque Municipal do Chimarrão. O planejamento será desenvolvido por empresa contratada com recursos de multas da Fundação Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam). A medida irá ampliar a áreas de florestamento ambiental.

A recuperação da mata ciliar no entorno do Arroio Castelhano será realizada por meio de uma empresa terceirizada. No parque do Chimarrão também será efetuado o plantio de mudas nativas, buscando garantir a recuperação de pontos degradados. No total serão mil plantas que farão a composição da área.

No curso do arroio serão efetuados o plantio de 816 mudas em uma área de 10.283 metros quadrados. Além do plantio, será realizado o monitoramento da planta por até quatro anos. O objetivo é de garantir a recuperação e proteção do arroio, especialmente na área urbana.

Já o plantio no Parque do Chimarrão será realizado em uma área de 1.670 metros quadrados, em três pontos distintos. Serão 184 mudas de árvores nativas que também terão o acompanhamento de crescimento por quatro anos. Além disso, 50 placas serão instaladas com informações das espécies, identificação de vegetação, placas ilustrativas da estrutura do parque e de conscientização.

No total serão R$ 57,3 mil aplicados no projeto, oriundos do órgão de fiscalização ambiental.

Olá Jornal