Projeto de revitalização da Praça Matriz irá manter a arborização

Olá Jornal
janeiro14/ 2019

Para preservar as árvores da Praça da Igreja Matriz, conhecida também como Praça Coronel Thomaz Pereira, durante o processo de revitalização, a bióloga do Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Daiane Haas, realizou o mapeamento, identificação e avaliação das condições das 117 plantas do local.

Durante o trabalho de pesquisa, a bióloga constatou que 15 árvores de espécies exóticas e 5 de nativas, deveriam ser retiradas do local, já que impediam a realização do projeto, ou estavam em más condições.Ela explica, que mesmo com a retirada das plantas, após a finalização da revitalização o número de árvores irá aumentar, pois para cada muda nativa retirada, devem ser plantadas mais 15. “Com a retirada, 75 novas muda devem ser plantadas, destas, 27 serão destinadas para a praça, e o restante para outros espaços do município”, complementa.

Além disso, Daiane destaca que as espécies foram pensadas para cada espaço em que serão plantadas. “Buscamos trazer árvores nativas, bonitas e cheias de cores para deixar a praça mais alegre”, finaliza.

A arquiteta Simoni Rech, que atua também desenvolvimento do projeto, afirma que a revitalização da Praça Matriz será diferente da que ocorreu na Praça Evangélica. “Nós iremos manter grande parte das árvores do local, e por isso, nos organizamos e realizamos um estudo”, salienta.

As novas mudas de árvores devem ser plantadas no final do processo de revitalização da praça e a expectativa é que em cinco anos, elas já estejam em fase adulta. A previsão, é que em setembro as obras sejam finalizadas.

Olá Jornal