Projeto de reforma da praça matriz será revisto

Guilherme Siebeneichler
outubro27/ 2016

Após anunciar que as obras da praça Evangélica deverão ser concluídas até o dia 30  de novembro, a prefeitura de Venâncio Aires, para evitar problemas na matriz, prepara alterações no projeto de reforma do espaço central. O investimento de R$ 300 mil foi licitado em um só pacote, porém, não se descarta a realização de um novo processo, a partir da demora da empresa ganhadora em executar as reformas da praça Henrique Bender.

As adequações no projeto arquitetônico da praça da matriz será realizado para contemplar melhorias no calçamento, não só na circulação interna, mas também no entorno do local. Segundo a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Deizimara Souza, a partir das dificuldades para execução das obras na praça Evangélica, as modificações no projeto objetivam agilizar as reformas no espaço central. “Queremos rever alguns pontos, entre ele o tipo de calçamento utilizado. Houve dificuldades para cumprir o que determina o projeto das praças com o blocos de concreto. Uma equipe da prefeitura fará as alterações.”

A previsão é de concluir os projetos até o fim de novembro, para definir se será aberto um novo processo licitatório ou se mantém o atual, com a empresa C.P. da Silva, de Santa Cruz do Sul, responsável pela obra. “Na prática precisamos melhorar o projeto para se enquadrar no orçamento e garantir que seja cumprido o que determina. Iremos consultar a Caixa Econômica Federal para ver se conseguimos manter a mesma licitação ou se teremos que abrir um novo processo licitatório.”

MATRIZ

A praça Coronel Thomaz Pereira prevê a revitalização da pavimentação dos caminhos traçados e a estruturação de uma nova rede elétrica, que possibilitará a posterior substituição da iluminação.Além disso, o local ganhará novas áreas de convivência e espaços de descanso, com a manutenção das árvores já existentes. O projeto inicial também criava um novo ponto de comércio na praça, com banheiros e venda de lanches e cafés.

CALÇADÃO

Deizimara afirma que a adequação no projeto também busca melhorar a estrutura do calçadão na rua Osvaldo Aranha. “Essa é uma demanda e pedido da comunidade, o calçadão ao longo dos anos não recebeu investimentos, também pelos estragos causados pelas raízes das árvores. Vamos avaliar uma forma de contemplar esse pedido,” argumenta.

A previsão inicial da prefeitura era de concluir todos investimentos de reformas nas duas praças centrais ainda neste ano. Com atrasos nas obras, a expectativa é de iniciar na matriz ainda este ano, entretanto, se houver necessidade de uma nova licitação, o projeto só sai do papel em 2017. O recurso foi garantido por meio de emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT).

CRÉDITO: Divulgação/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler