Projeto da UTI Neonatal aguarda análise da 13ª Coordenadoria de Saúde

Olá Jornal
novembro16/ 2019

Técnicos da 13ª Coordenadoria de Saúde, com sede em Santa Cruz do Sul farão análise do projeto de construção da UTI Neonatal do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Esta etapa verifica todos os critérios sanitários e de necessidades técnicas. O projeto foi encaminhado pela Secretaria Municipal da Saúde, e segundo o secretário Ramon Schwengber (PSB), ainda não há prazo para esta medida.

Com o aval e adaptações apontados pela Coordenadoria de Saúde, a comissão Pró-UTI Neonatal dará andamento a estruturação e equipação do espaço. O investimento já conta com cerca de R$ 2,4 milhões. O maior volume dos recursos foi garantido a partir de emendas parlamentares, indicadas pelos deputados Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PTB), em que cada um destinou R$ 1 milhão para a obra.

A análise técnica do projeto arquitetônico da obra busca adequar a iniciativa com as normas para a operação de Unidade de Tratamento Intensivo. Atualmente, junto ao prédio da UTI Adulta, existe um andar pronto para receber as obras de construção do espaço destinado ao tratamento de bebês. Além disso, a comissão analisa a inclusão de cinco leitos intermediários, que objetivam garantir atendimento aos casos que poderão receber alta de forma mais rápida.

O grupo que lidera o investimento tem a expectativa de iniciar às obras de adequação ainda este ano. O primeiro passo será de adequação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) do local, que receberá os equipamentos da unidade.

DEMANDA
Em 2018, 47 bebês prematuros que nasceram na cidade foram transferidos para hospitais de outros municípios. Neste ano, 17 mães já enfrentaram essa situação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, existem 539 leitos de UTI neonatal distribuídos em 49 hospitais do estado. O Rio Grande do Sul tem 497 municípios.

CAMPANHAS
Ações sociais são realizadas ao longo do ano para angariar recursos e destinar à campanha. A comissão pró-Uti Neonatal comercializa peças, camisetas, agendas e demais itens, para garantir novas receitas. O grupo também prepara o lançamento de um site para o comércio online de produtos.

Olá Jornal