Projeto da Afubra “Bolsa de Sementes” coleta mais de 571,2 mil quilos em 2021

Olá Jornal
março13/ 2022

Em 2022, o projeto Bolsa de Sementes completa 20 anos e dá continuidade à sua missão de desenvolver uma consciência ecológica e ambiental nas comunidades inseridas nas regiões de atuação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Ao longo de duas décadas, a iniciativa é conduzida por meio do Verde é Vida, através de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, ano após ano, tem contribuído para a conservação da biodiversidade e recuperação das florestas naturais. Nem mesmo os últimos dois anos de pandemia impediram a continuidade dos trabalhos e o engajamento das escolas.

A premiação dos educandários que mais se destacaram no último período letivo será realizada durante a programação da Expoagro Afubra 2022. A solenidade de entrega dos cheques bônus está agendada para o dia 23 de março, a partir das 15 horas, no palco do Espaço da Inovação do Agro, dentro do Parque. Em 2021, o Bolsa de Sementes envolveu 54 escolas participantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que coletaram 571.271 quilos de sementes. Esse montante representa R$ 25.425,25 para as instituições, que podem trocar os valores por mercadorias em uma das lojas da Agro-Comercial Afubra.

Ao longo da trajetória do Bolsa de Sementes, foram mais de 20 toneladas de sementes coletadas, ajudando na preservação das espécies e promovendo a diversificação genética. Por meio do Projeto, a comunidade escolar de 210 instituições de ensino, distribuídas em 69 municípios do Sul do Brasil, são incentivadas a realizar a coleta e beneficiamento de sementes de árvores nativas. Todo material é encaminhado para o Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal da UFSM, onde ocorre a triagem, identificação e armazenamento por região no banco de sementes – que ficam à disposição da população para produção de mudas, com distribuição gratuita (os interessados podem preencher o formulário de solicitação pelo endereço eletrônico www.afubra.com.br/bolsa-sementes).

CRÉDITO: AI AFUBRA

Olá Jornal