Projeto cultural de Venâncio Aires é contemplado pelo edital “Juntos pela cultura 2”

Olá Jornal
junho27/ 2018

A nova edição do edital “Juntos pela Cultura 2” realizado pelo Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) anunciou nesta terça-feira, 25, a lista de projetos contemplados. Dentre eles, a produtora cultural venâncio-airense, Angélica Diefenthäler, classificou o seu projeto “Inspiração e Renda – O artesanato está na moda”, na categoria Microprojetos Pessoa Física, no valor de R$ 30 mil. Nesta categoria foram 96 projetos inscritos, para cinco vagas disponíveis.
Segundo Angélica, o projeto irá trabalhar com a produção manual, moda e a geração de renda. “Vamos propor a renovação do produto feito à mão, a valorização da mão de obra autoral e principalmente, a satisfação de quem procura por trabalhos diferenciados e únicos”, afirma. O grupo técnico que irá organizar o projeto será formado por Angélica Diefenthäler, Luana Sehn, Maria Zulmira Portela e Rosane Haeser.
De acordo com Angélica, o projeto terá um novo conceito, envolvendo moda, arte e cultura e estará sob coordenação da designer de moda, Luana Sehn. “Buscaremos inspiração e temática para a criação e produção de novas peças, considerando a identidade local”.
A proposta do projeto é trabalhar com um grupo de 30 artesãos, habilitados ou não pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/FGTAS. Conforme Angélica, o critério será a apropriação do fazer manual, das habilidades manuais, mas não limitado à habilitação.
Os inscritos nas oficinas, serão divididos em duas turmas, diurno e noturno, a fim de contemplar, além de artesãos, trabalhadores formais da indústria e comércio. Os encontros devem ser semanais, durante quatro meses, com o acompanhamento técnico da artesã Rosane Haeser.
Ao final dos encontros, será realizado o lançamento da coleção “Venâncio feito à mão” em evento público e um catálogo virtual. Algumas das peças produzidas durante o projeto serão doadas para uma exposição no Centro de Atendimento ao Turista de Venâncio Aires e para entidades sociais do município. O restante será comercializado com o propósito de subsidiar a continuidade do projeto.

EDITAL
O edital realizado pela segunda vez, contemplou 82 projetos culturais, divididos em sete finalidades diferentes. Somando todos os financiamentos o valor do edital é de R$ 4,5 milhões.
No total foram inscritos 613 projetos, dos quais 454 foram habilitados. Cada projeto habilitado foi avaliado por seis membros da Comissão Julgadora, que foi composta por 24 membros para este Edital, a partir das indicações do CODIC/FAMURS, CEC e SEDACTEL.
A liberação dos recursos ocorrerá em duas partes, sendo 90% após a contratação e 10% após o término da realização e comprovação de cumprimento integral do Plano de Trabalho. Após o recebimento dos recursos financeiros da primeira parcela em conta, o produtor fica autorizado a iniciar a realização do Plano de Trabalho.

FAC
O Pró-cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) é um mecanismo de fomento direto que disponibiliza os recursos financeiros diretamente para os realizadores de projetos selecionados através de editais.

Olá Jornal