Projeto cultural apresenta Venâncio visto de cima

Olá Jornal
dezembro01/ 2021

Um novo projeto realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC), programa LEMIC, Lei nº 5.991/2017, entra em cena nos próximos dias. Chamado “Venâncio Visto de Cima”, este projeto é inspirado na série documental mundial “The World from Above” traduzida e exibida pelo canal +Globosat como “O Mundo Visto de Cima”.

O objetivo, segundo o produtor e criador Everton Teixeira, foi produzir cinco minidocumentários com imagens aéreas, locução informativa e histórica sobre cada tema, juntamente de fotografias aéreas e imagens panorâmicas em 360 graus. Cada episódio, segundo ele, possibilita uma experiência imersiva para quem assiste.

Os primeiros temas para estes minidocumentários, que têm duração de até 5 minutos, estão intitulados como A cidade de Venâncio Aires, A igreja, O museu, O Clube de Leituras e A residência da família de Arthur Selbach (onde está localizado o antigo prédio da Secretaria da Cultura.

Para se chegar a estas escolhas, os produtores pensaram no retorno e contrapartida de interesse público e na preservação e resgate da história do município de Venâncio Aires. Outro conceito para se chegar a esta etapa do trabalho é a dinamização dos espaços, desenvolvendo o turismo local, fortalecendo a identidade e a autoestima da comunidade.

“A valorização dos patrimônios culturais da cidade, os laços de identidade e por fim a preservação do patrimônio e estabelecimento da livre circulação de valores culturais foram os motivos principais da criação do projeto”, avalia Thomás Lenz.

A pesquisa foi feita por Denis Ricardo Puh com trilha e locução de Thomás Lenz. O projeto entrou no ar no dia 30 de novembro, e pode ser conferido em várias plataformas como site, Instagram, Facebook e um canal no YouTube.

PLATAFORMAS:

Site: http://venanciovistodecima.com.br/

instagram: https://www.instagram.com/venancio.vistodecima/

Facebook: https://www.facebook.com/VenancioVistoDeCima

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC49QfvRVAz4zMpAZPcXtR7g

CRÉDITO: AI Rui Borgmann

Olá Jornal