Projeto Conexão Unisc chega a 5.776 beneficiados

Olá Jornal
março09/ 2020

O projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, vinculado ao programa Unisc-Escola, chegou a 5.776 alunos beneficiados, professores e pais ou responsáveis em 2019, proporcionando 9.298 atendimentos. As atividades de extensão foram realizadas em escolas públicas municipais e estaduais, bem como particulares, instaladas em 14 municípios da área de abrangência da Universidade de Santa Cruz do Sul. A maior parte desses atendimentos ocorreu nas instalações destas instituições, sendo que os demais se deram na própria Unisc.

Para alcançar esse número de beneficiados, professores coordenadores e integrantes do Projeto, vinculados aos cursos de Direito, Comunicação Social, Biologia, Matemática, Arqueologia/História, construíram um conjunto de palestras, oficinas, rodas de conversa e sessões de cinema a fim de despertar o interesse do público-alvo. Também deram importante contribuição professores parceiros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Gastronomia e Biomedicina, além das coordenações dos campi de Sobradinho, Venâncio Aires e Montenegro.

Segundo um dos coordenadores do projeto, professor Hélio Etges, para além do empenho dos professores com horas-atividade no Conexão, parte desses resultados foi possível graças a parcerias internas e externas construídas no ano passado. Ele destacou o conjunto de cursos que se associaram aos trabalhos nas escolas, ao lado de setores internos como a Assessoria de Comunicação e Marketing, Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais e Unisc TV e de parcerias externas, como jornal Folha do Mate, através do Projeto Folheando, e da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul.  “A partir dessa forma coletiva de trabalho e com o auxílio de bolsistas, nossos objetivos foram plenamente alcançados ao longo de 2019”, ressaltou.

Para 2020, revela Etges, novas ideias e parcerias estão em construção para que o Projeto chegue a mais alunos, professores e pais ou responsáveis em escolas da área de abrangência da Unisc. Para isso, disse que outros cursos e setores internos e novos parceiros externos estão em diálogo, a fim de poder compartilhar conhecimentos ainda mais diversificados com o público das escolas de educação básica. Uma dessas proposições é o Vivências Unisc. Conforme explica o professor, “alguns cursos estão em diálogo conosco no Projeto com a proposta de abrir espaços para receber estudantes a partir da 8ª série até o 3º ano do Ensino Médio interessados em ter um turno de vivências em sala de aula ou em laboratórios na Unisc. A ideia está lançada e em breve a proposição será levada às escolas, tendo como ponto de partida as atividades realizadas pelo Conexão”, sublinhou.

CRÉDITO: AI Unisc

Olá Jornal