Projeto Cena Cultural é cadastrado para a 2ª edição

Janine Niedermeyer
junho29/ 2017

As celebrações de Natal em Venâncio Aires devem voltar a ter mais uma edição do projeto “Cena Cultural”. É o que vai tentar viabilizar a Bola Cultural, que já esteve à frente das atrações em 2016 e na última sexta-feira, 23, cadastrou a 2ª edição junto ao Pró-cultura RS, da Secretaria Estadual da Cultura, via Lei de Incentivo a Cultura (LIC).

Para este ano, a proposta sofreu alterações em relação ao que foi idealizado no ano passado. Ao invés de cinco dias, agora o projeto prevê três datas (8, 9 e 10 de dezembro de 2017). Além disso, se reduz de 24 grupos diferentes, para 14 apresentações artísticas culturais, com talentos locais nos segmentos de artes cênicas e música.

Segundo o produtor cultural, Everton Teixeira, as mudanças visam concentrar os espetáculos mais nos finais de semana e consecutivamente aumentar um pouco o tempo de cada atração. “Os dias fora da sexta, sábado e domingo tiveram baixa adesão e e o feedback de alguns participantes também foram levados em conta”, ressalta.

OFICINAS

Ele acrescenta que o valor de captação deve ficar semelhante ao de 2016, em torno dos R$ 47 mil. “O valor final ficou parecido, porém o projeto internamente mudou para proporcionar oficina o ano interiro na escola. Será investido o dobro do valor em cachê de oficineiro, para duas oficinas, uma no 1º semestre e outra no 2º. Assim a escola tem essa atividade o ano inteiro, o que foi um pedido da própria escola para gente”, explica Everton Teixeira.

O projeto visa agregar diversidade de estilos e linguagens da prática cultural do município. Outra ação desenvolvida é a realização da oficina “Cena Cultural em Venâncio Aires”, que terá duração de 80h na Escola Municipal de Educação Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands.

A oficina será realizada entre os meses de março a novembro de 2018, divididas no primeiro semestre com 40h para Artes Cênicas (teatro) e para o segundo semestre 40 horas, com música. Poderão participar professores e alunos do educandário com intuito de corroborar com o exercício destas disciplinas.

Foto: Everton Teixeira/ Bola Cultural

Janine Niedermeyer