Projeto “Abraço Solidário” da Alliance One completa 10 anos nesta terça-feira

Olá Jornal
agosto27/ 2018

Nesta terça-feira, 28, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Há exatamente dez anos, através da iniciativa de um grupo de funcionários, surgia o Programa Abraço Solidário. O projeto, inicialmente criado para concentrar as campanhas internas de voluntariado, conquistou importante espaço no dia a dia da Alliance One e nas regiões onde a empresa mantém suas operações. Contribuindo para o desenvolvimento de ações sociais através do capital humano e do uso consciente dos recursos disponíveis, o projeto visa o bem-estar dos empregados e das comunidades.

Nesse período, foram mais de 25 mil horas de trabalho voluntário e centenas de entidades beneficiadas. A última ação foi concluída na sexta-feira, 24, com a doação de agasalhos à ONG Parceiros da Esperança (Paresp). Na região, instituições como as Apaes, o Centro Social Raio de Luz, as Ligas Femininas de Combate ao Câncer, a Copame e a Casa de Passagem, além de escolas públicas e hospitais, já foram contempladas com doações de materiais escolares, alimentos, itens de cozinha, entre outros.

De acordo com a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One, Deise Kanitz, o Abraço Solidário consolidou-se através da dedicação e atenção de seus integrantes com causas sociais relevantes. “Nosso compromisso com a comunidade, além da geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável, se dá através de ações de responsabilidade social, como o programa de voluntariado”, enfatiza.

Gincana – Para celebrar os dez anos, os voluntários das unidades da empresa em Venâncio Aires, Araranguá (SC) e Rio Azul (PR) participaram da 2ª edição de uma Gincana composta por ações que valorizam a essência do projeto: a solidariedade. De 29 de junho a 3 de agosto, quatro equipes toparam o desafio e participaram de cinco tarefas: elaboração de uma paródia alusiva aos dez anos do programa; arrecadação e doação de alimentos para entidades assistenciais; coleta de óleo de cozinha saturado; desenvolvimento de uma ação social em entidade à escolha das equipes; e arrecadação de agasalhos de inverno. Ao total, mais de 1,6 tonelada de alimentos foi doada; 2,3 mil litros de óleo coletados e encaminhados ao Projeto de Coleta da Afubra; e mais de 400 agasalhos foram arrecadados. Além disso, cerca de 200 pessoas foram beneficiadas nas entidades onde os integrantes escolheram realizar ações sociais.

Tricô – Nos horários de intervalo, o grupo de tricoteiras voluntárias do programa se reúne para produzir peças que têm como destino a comunidade dos municípios onde atuam. Mantas, blusões e colchas de lã são destinados a entidades e também distribuídos a empregados horistas durante a realização de campanhas internas do agasalho.

Saiba mais – Atualmente o Abraço Solidário conta com 294 voluntários aderidos, incluindo funcionários da China Brasil Tabacos – joint venture entre a China Tabaco Internacional do Brasil e a Alliance One –, também localizada em Venâncio Aires. Símbolo do programa, a formiga é sinônimo de trabalho e dedicação. Seguidamente ouve-se a expressão “trabalho de formiguinha”, que significa que mesmo pequena ela não deixa de realizar suas atividades e que, pouco a pouco, vai reunindo o necessário para sua subsistência. Acompanhe as novidades no blog:www.souabracosolidario.blogspot.com.br.

CRÉDITO: AI Alliance One 

Olá Jornal